Ixora

Características

Existem várias espécies diferentes de Ixoras disponíveis no mercado, algumas delas como a Ixora chinensis podem atingir maiores estaturas, cerca de dois metros quando adulta, já outras como a Ixora coccínea, também conhecida como Ixora mini, não passam de um metro de altura. A escolha da espécie adequada dependerá do seu gosto e espaço disponível, em geral elas são bem semelhantes entre si em outros aspectos.

O que mais atrai os criadores nesta planta asiática é o fato dela combinar uma aparência compacta, ideal para cercas vivas ou arbustos modelados, lindas flores de cinco lados que atraem beija flores e uma grande adaptação ao clima tropical, o que torna seu cultivo pouco complicado no Brasil. A somatória desses fatores torna-a excelente para decoração de exteriores, seja fazendo divisórias ou mesmo cultivada isoladamente, podendo na hora da poda ser esculpida artisticamente.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta é uma planta que necessita ser cultivada a pleno sol, ou no máximo com sombra parcial de árvores maiores, mas de forma que ainda sim receba bastante luz durante o dia, logo, ao planejar seu plantio, observe bem as condições de iluminação do lugar.

Na hora do plantio, lembre-se de deixar alguns palmos de distancia entre as mudas caso estiver compondo uma cerca viva, se elas ficarem extremamente juntas poderão prejudicar-se mutuamente competindo por espaço. Faça covas maiores que o torrão da planta, de modo a poder colocar a mistura de solo e adubo tanto no fundo das covas, quanto em volta dos torrões.

Tipo de Solo

Essa planta necessita de um solo fértil e de boa drenagem, para obter isso devemos misturar bastante areia e adubo orgânico ao solo onde estivermos plantando-a, a areia auxiliará a drenagem d’água, enquanto o fertilizante proverá todo nitrogênio necessário nos primeiros estágios de crescimento da planta.

Como Cuidar

As regas devem ser diárias, principalmente quando a planta for jovem, porém sem nunca encharcá-la. Quando a planta estiver mais crescida você poderá fazer a rega em dias alternados durante as épocas em que o solo demora mais para secar, como no frio.

Lembre-se de promover podas de formação frequentemente se você pretende moldar a planta de alguma forma específica, sempre com todos os cuidados necessário quanto a qualidade dos instrumentos usados e removendo sempre os ramos certos. Aplique a cada alguns meses um pouco de adubo orgânico sobre o solo para mantê-lo fértil, além de NPK rico em fósforo para estimular uma maior floração.

88 comentários em “Ixora”

  1. Boa Noite, Muito útil suas dicas, mas a minha esta virando um emaranhado que estou amarrando tive que colocar um cabo de vassoura e amarra-las com barbate gostaria de saber a respeito de poda. Como devo fazer? Desde já agradeço.

  2. Plantei ixoria mini em meu pequeno jardim com a intenção de fazer uma cerca viva há mais de 1 ano, porém elas ainda não estão cheias o suficiente para poda-las, colocam bastante flores. O seu desenvolvimento é lento mesmo…

  3. Gostei muito das suas dicas. Mas não entendo porque a minha Ixora não dá muitas flores.Antes ela ficava num local que não tinha muito sol, muita claridade.Agora eu troquei de lugar. Será que agora vai dar certo? diga-me o que posso fazer.

  4. show de bola suas dicas,por isso gostaria de saber quais são as plantas que devo usar para fazer um pequeno jardim em uns tre
    s metros de largura ,se tiver um assim pronto,mande foto.desde já fico muitissimo grata

Deixe uma resposta