Cuidar > Plantas > Árvores > Jacarandá

Jacarandá

Características

Exitem cerca de cem espécies diferentes deste gênero nativo da América do Sul e chamado Jacaranda, sendo as mais famosas no Brasil o jacarandá mimoso (também chamado jacarandá roxo ou Jacaranda mimosaefolia), o jacarandá branco e o jacarandá do campo.

Esta planta que pode atingir cerca de vinte metros de estatura e possui folhas pequenas se destaca muito pelo fato de não possuir raízes agressivas e florir intensamente, podendo assim ser plantado nas calçadas da cidade e ficando com um ótimo aspecto quando sua copa encontra-se repleta de flores, que costumam ser brancas ou rochas, dependendo da variação plantada.

O maior incomodo de cultivar esta planta é pelo fato de suas folhas serem caducas, caindo no inverno e gerando bastante sujeira na rua, porém isso ajuda a completar o espetáculo da primavera, quando a copa passa a possuir quase que só flores.

Cultivo

Onde e Como Plantar

O jacarandá deve ser plantado em lugar que dê espaço suficiente para seu crescimento e que provenha uma boa luminosidade, outra característica da planta é sua boa adaptação a lugares levemente frios, porém não tão boa adaptação a lugares demasiadamente quente, secos ou com muito sal, necessitando de cuidados extras na irrigação nestas condições.

O plantio deve ser feito em uma cova preenchida com solo devidamente misturado com areia grossa e adubo orgânico, para que assim possua uma alta fertilidade e boa drenagem, não empoçando água. Anualmente reforce a dose de fertilizante para manter o solo rico em nutrientes, adicionando também NPK rico em fósforo antes da época de floração.

Como Cuidar

Irrigue a planta de forma mais constante durante seus primeiros meses de idade até ela se adaptar ao novo local, após isto umedeça o solo periodicamente em tempos de seca prolongada, para não deixá-lo ressecar.

Fotos em "Jacarandá":

    LENISA CONTE disse:

    Existe Jacarandá de flores amarelas? Vejo mto. aqui nas ruas da minha cidade ( Limeira) só não sei ao certo se é Jacarandá ou outra esécie, agradeço, Lenisa.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.