Lantana

Características

Este gênero composto por mais de quinhentas espécies diferentes, sendo a maioria arbusto de porte médio, possui de plantas originárias de regiões tropicais de todo o mundo. No Brasil o representante mais comumente encontrado é o Cambará, de nome cientifico Lantana cambará, que graças as seus caxos de flores multicoloridas, porte modesto e alta resistência à variação climática é muito utilizado no paisagismo.

Deve-se fazer apenas duas ressalvas sobre o plantio do arbusto flor de Lantana, primeiramente o fato de que ela é levemente tóxica, logo evite cultivá-la em locais habitados por crianças muito pequenas, em segundo lugar, por ser uma planta muito resistente e que se reproduz facilmente, pode se tornar quase uma praga em algumas situações, logo tome cuidado para que o Cambará não sufoque outras plantas do seu jardim.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Embora seja uma planta de grande resistência, podendo viver bem tanto a pleno sol no verão, quanto no frio do inverno, tomar alguns cuidados ajudará sua lantana a se tornar uma planta de maior destaque.

Para isso, cultive-a em local de boa luminosidade, preferencialmente recebendo sol direto, e em solo tropical de alta fertilidade. Adicione de tempos em tempos adubo orgânico e NPK rico em fósforo para reforçar o estoque de nutrientes do solo, logicamente sempre seguindo as instruções de aplicação do produto.

Como Cuidar

Esta é uma planta bem adaptada a climas úmidos, logo irrigue-a diariamente de forma moderada, principalmente enquanto a planta for jovem e em épocas secas. Após a lantana atingir uma idade mais avançada, ela tornara-se um pouco mais resistente à estiagem, podendo ser irrigada em períodos mais espaçados de tempo. Deve-se realizar uma poda de limpeza sempre que a planta apresentar ramos murchos ou secos, para assim evitar que a planta fique abafada por pedaços mortos e perca sua beleza.

Fotos em "Lantana":

    ERICA OGAWA disse:

    OLA,ESTOU PASSADA,ATE ONTEM MEU VASO CHEIO DE LATANAS,COISA MAIS LINDA DE SER VER,E JA PASSANDO DE 1,00 METRO,UM VERDADEIRO COLIRIO P/ OS OLHOS…E DO NADA MORREU!!!….COMO??! ALEM DESSE VASO TENHO MAIS 2 LINDOS…ALGUEM SABE ME DIZER O Q DEVO FAZER…OBRIGADA!!! TO MUITO TRISTE…

    Fátima Vasconcelos disse:

    Eu uso lantana no meu jardim a muitos anos, adoro as borboletas que elas atraem mas descobri algo assustador, meu cão esta internado entre a vida e a morte por intoxicação por lantana, planta que ele adora comer.Fica o aviso , ela pode ser muito tóxica para animais e crianças pequenas!!!

    Ana disse:

    Boa tarde
    Qual o período de plentio da Lantana?

    MARIA LUCAS disse:

    TENHO UMA PATA DE ELEFANTE ESTAR COM AS FOLHAS SECAS O QUE DEVO FAZER? ESTOU DESESPERADA

    vanderlei disse:

    ola isso dever ser falta de agua ,ou entao falta. De adurbo. .Seria bom vc botar farinha de osso no solo e depois regar …

    Josiane disse:

    Bom dia!
    Tenho lantanas em floreiras em casa, no entanto de vez em quando aparecem uma espécie de ovinhos brancos de cor leitosa e com uma consistência de mingau. Estes ovinhos são depositados em quase todas as folhas dos arbustos, principalmente na parte de baixo das folhas. Quando isso ocorre tenho que podar todo o arbusto que fica praticamente sem folhas. O que fazer? Grata, Josiane.

    disse:

    Provavelmente é uma praga chamada “cochonilha”.
    Será necessário comprar um produto especial para acabar com elas.

    Susana disse:

    A cochonilha é bem difícil de combater, depois de instalada.
    Mas algo que me ajudou bastante, foi saber que as formigas são também responsáveis por esta praga. Controle as formigas (eu utilizo aqueles géis que vendem em mercado em forma de injeção) e a cochonilha não aparecerá.

    Gloria disse:

    Não são cochonilhas, são ovos de borboleta, elas adoram esta planta e sempre terá ovinhos esparramados nela, depois viram pequenas lagartas.Ou voce compra algum produto quimico ou pode colocar chá de fumo de rolo que afasta temporariamente as lagartas e borboletas mas todas as vezes que molhá-la vai ter que regar novamente com o chá… Espero ter ajudado….Boa Sorte!

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.