Cuidar > Plantas > Frutíferas > Laranja

Laranja

Por:

A laranja é um fruto bastante apreciado não só em sua forma natural mas também para a confecção de sucos e doces. O sabor dessa fruta pode variar do doce até o azedo, apresentando variáveis graus de acidez.

O fruto é apreciado também por suas propriedades nutricionais, uma vez que possui muitas proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B3 e C), potássio, cálcio, sódio, enxofre, cloro, ferro, silício e magnésio.

A laranjeira por sua vez, é originária da Ásia e começou a ser levada para outras regiões do mundo no século 16. Os europeus por sua vez espalharam o cultivo da laranjeira para os países que colonizaram, popularizam a árvore e a fruta.

Características da laranjeira

O cultivo da laranja é realizado para fins comerciais, mas pode ser também feito para fins domésticos por pessoas que apreciam seu fruto.

A árvore chega a uma altura de até 8 metros em média, e possui um tronco de cor acinzentada e com várias ramificações. Sua copa possui forma arredondada e que oferece boa sombra. Suas folhas são lisas, possuem uma coloração de verde intenso e quando esmagadas, exalam um perfume agradável.

A laranjeira ainda apresenta pequenas flores brancas e bastante aromáticas, que são muito apreciadas por abelhas, que fabricam um mel muito gostoso a partir de suas flores.

A frutificação ocorre praticamente durante todo o ano, mas é mais intenso entre os meses de abril a setembro.

Cultivo da laranjeira

A melhor época para plantar uma laranjeira é durante a estação de chuvas, ou durante os meses de inverno se o cultivo for realizado no estados do sul. A temperatura ideal oscila entre 23 a até 32 graus, mas é preciso verificar a resistência de cada variedade de laranjeira, pois algumas suportam menos frio.

Regiões com poucas chuvas e muito quentes não são adequadas para o plantio da laranjeira. Caso o cultivo ocorra mesmo assim, será preciso tomar cuidado extra com a irrigação.

O plantio pode ser feito em qualquer tipo de solo, mas a laranjeira responde melhor em solos que apresentam uma mistura de argila e areia. O solo para o plantio deve ser fundo e com pH entre 6 a 6,5. Em caso de solos muito ácidos, é necessário corrigir misturando calcário.

A terra deve ser preparada com adubo animal, farinha de ossos e adubo químico. A mistura deve ser bem preparada para não queimar as raízes.

Laranja Mini

Também conhecida como “laranjinha”, esta variedade também chamada de Kinkan tem feito cada vez mais sucesso entre pessoas que gostam de cultivar árvores frutíferas.

Seu tamanho é reduzido, chegado a apenas 3 metros de altura. Isso a torna ideal para o cultivo em vasos ou pequenos pomares caseiros.

Se o plantio for feito em vasos esta laranjeira deve receber adubo uma vez por mês para se manter saudável, pois a água da rega carregará os nutrientes do solo e estes não serão repostos de maneira natural.

O cultivo é igual ao da laranjeira comum, só é necessário adicionar este cuidado a mais com o adubo mensal. A exposição solar direta, irrigação correta e poda vão fazer com que a laranjeira dê frutos anualmente.

Fotos em "Laranja":

    Arimateia Marques disse:

    como faço pra cuidar da minha laranjeira tem ela a dois anos e ela apresenta nem um sinal de fruto qual o produto que posso usar

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.