Cuidar > Plantas > Floríferas > Lírio

Lírio

Características

Existem mais de 600 espécies de plantas floríferas diferentes que são conhecidas como lírio por pertencer à família das Liliaceae, algumas bastante famosas, como a Hemerocales fulva (ou lírio do dia ou lírio amarelo), a Aloe vera (babosa), as plantas do gênero Lilium, como o lírio da paz (bandeira branca), o lírio dos vales e até mesmo as tulipas.

A enorme popularidade dos lírios dá-se graças ao fato de serem herbáceas de porte pequeno e médio, possuir cultivo relativamente fácil e geralmente produzir grandes flores de cores fortes e muito chamativas, principalmente as espécies do gênero Lilium originárias da ásia.

É muito comum a comercialização de buques de flores de lírio, porém eles podem ser utilizados de várias outras formas, como para enfeitar jardineiras, formar maciços ou até mesmo serem plantados apenas para fins medicinais, como é o caso da babosa.

Cultivo

Onde e Como Plantar

O solo ideal para o crescimento do lírio é o solo leve e de alta fertilidade, para isto é necessário um preparo adicionando uma boa quantidade de areia grossa para aumentar a drenabilidade e adubo orgânico, para enriquecê-lo de nutrientes. O plantio é realizado geralmente através de divisão de touceiras, estaquia de ramos com bulbos ou transferência de mudas prontas para uma cova devidamente preparada com o solo correto.

Como Cuidar

Os lírios são plantas que comumente crescem em locais próximos a veios d’água, que são úmidos durante boa parte do ano, graças a isso, a grande maioria das plantas dessa família não desenvolveu resistência à estiagem, sendo necessário regas periódicas sem nunca deixar o solo secar por completo.

O frio do inverno não costuma ser problema para estas plantas, embora elas percam parte de suas folhas, dificilmente chegam a morrer. Após este período de hibernação a planta acorda novamente produzindo folhas e flores, época esta que é importante o reforço na adubação com fertilizante orgânico e NPK rico em fósforo, necessário para a produção de flores.

Fotos em "Lírio":

    Katia disse:

    Boa tarde! Comprei um vaso de lírios rosas há bastante tempo. Quando mudei de vaso pela primeira vez,vi que havia três bulbos (batatas) no final do ano passado cresceram as hastes no vaso porém ainda não saíram as flores.Eu já cuidei e ele já floriu pelo menos umas três vezes em anos anteriores. Acredito que a terra esteja sem vitaminas, sais minerais, ou seja, sem força. Antes disso, tentei mudar para um vaso maior porque percebi que o vaso já está pequeno, mas vi que os bulbos se uniram em um só. O que devo fazer para vê meu lírios bonitos e saudáveis outra vez?

    meus lirio de dentro de casa fik a com as folha e as flores muc has as folha am arela o que eu faço disse:

    oi meu nome e maria braz gostaria de saber como cuidar do meu lirio eles fikao dentro de casa so que as folhas e as flores ficao amarela e muchas o que fazer

    SANDRA disse:

    boa tarde,
    lírio adquirido em vaso pequeno podemos consegui resultado positivo, colocando, após florada, na terra.
    grata
    sandra

    manuela disse:

    boa tarde!ganhei um lírio ja tem cinco dias e as flores estão caindo e os botoes estão morrendo e as folhas também o que eu faço para ela não morre.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.