Lírio da Paz

Plantas > Floríferas > Lírio da Paz

Características

Muito conhecida também como Bandeira Branca, as espécies de plantas do gênero Spathiphyllum são nativas da região equatorial da América do Sul e atingem um porte máximo de meio metro de estatura, são muito utilizadas para a decoração por possuírem uma inflorescência durável, de tamanho avantajado e cor clara, além de não terem nenhum problema com o clima brasileiro, o que as torna de bem fácil cultivo.

Como é de se notar pelo seu nome popular, a aparência de uma bandeira branca que as numerosas inflorescência dessa planta possuem faz com que essa planta seja muito relacionada com a paz, o que aumenta ainda mais a quantidade de pessoas interessadas em seu cultivo.

Curiosamente apenas a parte em forma de espiga de sua inflorescência é realmente uma flor, a parte branca que várias pessoas consideram como flor na verdade é uma bráctea, isso é, uma folha especializada que sempre acompanha a flor no intuito de destacá-la, uma vez que a flor dessa planta não possui odor para atrair os insetos polinizadores.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta é uma planta acostumada a clima tropical, necessita ser plantada em local quente e úmido, com bastante incidência de luz, no entanto o sol direto queima suas folhas, graças a isso devemos utilizá-la em jardins protegidos por árvores maiores ou em vasos no interior das casas.

Felizmente graças a seu pequeno porte ela se adapta bem a vida envasada, lembre-se apenas de deixar um pouco de espaço vago no vaso se for fazer o transplante dela para preencher com mais terra preparada sem derramar. Já nos jardins é comum que se plante várias delas próximas umas as outras parar formar moitas floridas, revolva bem a terra antes do plantio e dê um espaço de pelo menos um palmo entre cada planta para que tenham espaço para crescerem.

Tipo de Solo

Faça uma mistura em seu solo de forma que tenha uma certa drenagem, leve acidez e abundância de nutrientes. Para isso aconselha-se a adição de areia grossa e adubo orgânico composto com húmus de minhoca ligeiramente ácido.

Como Cuidar

Nunca deixo o solo dessa planta secar, durante épocas mais secas do ano e principalmente durante seu crescimento, regue um pouco todos os dias. Durante as épocas úmidas e com a planta já adulta pode ser que leve mais de um dia para o solo começar a ficar seco, ai então cerca de três a quatro regas semanais serão suficiente.

Semestralmente pode-se fazer um reforço nos nutrientes da planta, adicionando um pouco mais de adubo orgânico e NPK de valores equilibrados ao solo, aproveite também para fazer uma poda de limpeza removendo folhas mortas e secas.

179 comentários sobre “Lírio da Paz”

  1. O meu vaso fica dentro de casa recebe luz pela manhã mas nao rwgo todo dia apresentava flores brancas e agora apareceu com flor esverdeada! Sera wue ficou vrlha e esta apodrecendo?

  2. Meu lírio da paz comprei lindo e depois de cerca de um mês soltei ele do vaso e plantei em outro maior aproveitei o bloco que as raises formaram, coloquei-o no meio do vaso e preenchi em volta com terra vegetal e borra de café.Rego uma vez por semana ou quando a terra fica sêca. Agora ele está com as folhas tristes e estou sem saber o que fazer.Me ajude3 a traze-lo de volta a beleza que ele possuia.

  3. Tenho dois, um com folhas pequenas, outro com maiores, ficam na sombra, recebem luz e coloco água todos os dias, estão lindos, as folhas verdinhas e nunca adubei.

Deixe uma resposta