Cuidar > Plantas > Frutíferas > Macadâmia

Macadâmia

Por:

A macadâmia é uma árvore que pertence à família Proteaceae, e possui um fruto de mesmo nome bastante apreciado sobretudo pela indústria cosmética e alimentícia, pois o fruto dessa árvore pode ser utilizado para a confecção de doces e cremes, principalmente para a fabricação de sorvetes.

A árvore cuja origem é australiana se desenvolve bem em regiões tropicais e subtropicais, como o Brasil. A planta chegou ao país na década de 30, mas começou a ser apreciada principalmente na década de 90.

O fruto da Macadâmia é uma noz considerada como a mais nobre e saborosa entre as variedades de noz, e apresenta alto valor nutricional. A macadâmia auxilia no combate ao mau colesterol, no bom funcionamento do intestino, além de ajudar a combater o envelhecimento celular sendo portanto muito usado em cremes anti-idade.

É uma planta que vive muitos anos, podendo chegar a mais de um século de vida; característica essa que a faz ser empregada também em regiões de reflorestamento. Sua vida produtiva se estende por um período médio de até 40 anos.

Características da Macadâmia

È uma árvore que demanda muito cuidado e conhecimentos específicos para o cultivo, por isso não é aconselhada para pessoas que desejam apenas cultivar uma árvore como passatempo, pelo seu valor ornamental ou pelos frutos oferecidos.

Esta árvore demanda solos profundos e adubação constante, além de estudo do solo e irrigação controlada. Além disso, a macadâmia pode chegar a uma altura de até 15 metros. Por isso é mais indicada para o cultivo comercial.

A macadâmia é uma árvore que cresce bem em qualquer tipo de solo, mas se adapta melhor em solos com profundidade de no mínimo um metro, ricos em material orgânico e bem drenados.

A árvore não sobrevive bem a geadas ou a frio intenso, sendo que o ideal é fazer o cultivo em regiões com clima ameno, pois a arvore também não se desenvolve bem em regiões com temperatura elevada.

A cova onde o plantio será realizado deve receber 2 quilos de esterco curtido de curral ou de galinha, misturados com quilo de calcário magnesiano, além de outros nutrientes como P2O5 ou K2O em proporções menores (cerca de 5% da quantidade de esterco). A mistura pode ser encontrada pronta em muitas lojas de jardinagem.

Quando as mudas começarem a nascer o solo deve ser reforçado com nitrogênio, de dois em dois meses. O adubo deve ser usado periodicamente para enriquecer o solo.

O solo em que a árvore for plantada deve ser capinado para que permaneça limpo. A árvore deve ser podada sempre que o excesso de galhos esteja atrapalhando a circulação de ar para a árvore.

A colheita ocorre durante o período de março a maio, sendo que consiste na colheita de nozes devidamente revestidas pela casca, para evitar contaminação.

Por ser uma planta de vida longa e muito grande, não é aconselhada para ambientes domésticos, mas caso o morador deseje plantar a macadâmia as dicas acima ensinam como plantar e cuidar da árvore de forma satisfatória.

Fotos em "Macadâmia":

    Ademar Guss disse:

    Eu Ademar Guss quero saber com quantos anos a macadamia começa a produzir? e também qual e a prodoçao de cada pe depois de formado

    thompson disse:

    gostaria de saber se a macadâmia precisa de cruzamento de pólen ou se a planta se auto fecunda.

    ricardo disse:

    boa tarde !! eu ricardo queria saber quando a macadamia começa a dar frutos porque eu tenho um pé e o fornecedor me disse q ele daria apos um ano obrigado

    CLAU disse:

    gostaria de saber quanto leva pra prodizir frutos, que altura que fica o pé da macadame. obrigado clau.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.