Macadâmia

Plantas > Frutíferas > Macadâmia

A macadâmia é uma árvore que pertence à família Proteaceae, e possui um fruto de mesmo nome bastante apreciado sobretudo pela indústria cosmética e alimentícia, pois o fruto dessa árvore pode ser utilizado para a confecção de doces e cremes, principalmente para a fabricação de sorvetes.

A árvore cuja origem é australiana se desenvolve bem em regiões tropicais e subtropicais, como o Brasil. A planta chegou ao país na década de 30, mas começou a ser apreciada principalmente na década de 90.

O fruto da Macadâmia é uma noz considerada como a mais nobre e saborosa entre as variedades de noz, e apresenta alto valor nutricional. A macadâmia auxilia no combate ao mau colesterol, no bom funcionamento do intestino, além de ajudar a combater o envelhecimento celular sendo portanto muito usado em cremes anti-idade.

É uma planta que vive muitos anos, podendo chegar a mais de um século de vida; característica essa que a faz ser empregada também em regiões de reflorestamento. Sua vida produtiva se estende por um período médio de até 40 anos.

Características da Macadâmia

È uma árvore que demanda muito cuidado e conhecimentos específicos para o cultivo, por isso não é aconselhada para pessoas que desejam apenas cultivar uma árvore como passatempo, pelo seu valor ornamental ou pelos frutos oferecidos.

Esta árvore demanda solos profundos e adubação constante, além de estudo do solo e irrigação controlada. Além disso, a macadâmia pode chegar a uma altura de até 15 metros. Por isso é mais indicada para o cultivo comercial.

A macadâmia é uma árvore que cresce bem em qualquer tipo de solo, mas se adapta melhor em solos com profundidade de no mínimo um metro, ricos em material orgânico e bem drenados.

A árvore não sobrevive bem a geadas ou a frio intenso, sendo que o ideal é fazer o cultivo em regiões com clima ameno, pois a arvore também não se desenvolve bem em regiões com temperatura elevada.

A cova onde o plantio será realizado deve receber 2 quilos de esterco curtido de curral ou de galinha, misturados com quilo de calcário magnesiano, além de outros nutrientes como P2O5 ou K2O em proporções menores (cerca de 5% da quantidade de esterco). A mistura pode ser encontrada pronta em muitas lojas de jardinagem.

Quando as mudas começarem a nascer o solo deve ser reforçado com nitrogênio, de dois em dois meses. O adubo deve ser usado periodicamente para enriquecer o solo.

O solo em que a árvore for plantada deve ser capinado para que permaneça limpo. A árvore deve ser podada sempre que o excesso de galhos esteja atrapalhando a circulação de ar para a árvore.

A colheita ocorre durante o período de março a maio, sendo que consiste na colheita de nozes devidamente revestidas pela casca, para evitar contaminação.

Por ser uma planta de vida longa e muito grande, não é aconselhada para ambientes domésticos, mas caso o morador deseje plantar a macadâmia as dicas acima ensinam como plantar e cuidar da árvore de forma satisfatória.

32 comentários em “Macadâmia”

  1. Ola Tenho 2 arvores de Macadamia em Minha Fazenda,sao arvores Grandes mas elas ainda nao produziu nenhum fruto…Nunca produziu..oque tenho que fazer para que ela Produza…Obrigado..

    1. Se foram feitas mudas de sementes demoram muito, muitas nem produzem. A depender da região onde estão plantadas pode demorar mais de 15 anos. Outros fatores que influenciam são adubação específica, irrigação, variedade vs região, etc.

  2. Plantei uma macadamia no quintal, mas quando ela vai formando os cachos eles muchão e cai tudo, não segurando o fruto, adubo com NPK de 2 em 2 meses. o que faço?

    1. Talvez o excesso de adubação, dependendo do quanto vc coloca de 2 em 2meses. A adubação que melhor funcionou em minhas árvores foi NPK 20 05 20 duas vezes por anos juntamente com adubação orgânica, ( bastante esterco de gado ).Na época de floração não pode nem faltar nem exceder água.

  3. por favor quero saber qual a altura que se faz o enxerto de macadamia ?
    antes de rebentar novas folhas ou na altura que esta a deitar noas folhas e flor ?
    e de cavalo ou de gerbulha ?
    muito obrigado

    1. Eu faço por encostia e funcionam muito bem. Por fenda cheia ou à inglesa deve se preparar o galho doador com 4 meses de antecedência fazendo um anelamento e toilete das folhas.

  4. boa tarde
    ganhei uma muda da macadâmia e gostaria de saber se alguém pode me disser se ela pode ser plantada em vaso um bem grande de cimento tenho limão e outras plantas em vasos e vão bem agora da macadâmia não achei nada na net alguém pode me ajudar

Deixe uma resposta