Manacá da serra

Plantas > Árvores > Manacá da serra

O manacá da serra, cujo nome cientifico é Tibouchina mutabilis é originário do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica sendo uma árvore de grande beleza.

È uma arvore que se popularizou muito rápido entre os paisagistas devido ao fato de apresentar um florescimento belíssimo, com cores fortes e belas formas. Além disso a arvore é pequena atingindo no máximo 12 metros de altura, sendo que seu tronco possui apenas 25 centímetros de diâmetro.

Suas folhas apresentam coloração verde escura, e suas flores são grandes e duráveis, com cores fortes e vistosas. Quando florescem as flores apresentam coloração branca, mas depois assumem um tom rosa até amadurecer completamente e ficar com a cor violeta.

O fato de passar pelas três cores antes de amadurecer faz com que essa planta seja muito apreciada em plantações com fins ornamentais, pois deixa o jardim todo colorido e bonito. As flores aparecem no verão, e os frutos desta arvore no outono.

Outra vantagem que o Manacá da Serra apresenta para o paisagismo é que sua planta é pequena e não possui raízes invasivas, então pode ser plantado em calçadas ou espaços diminutos, nos quais outras árvores não se desenvolveriam.

O crescimento desta planta é rápido e a arvore possui também uma variedade anã, que é muito usada em pequenos jardins ou canteiros pois possui apenas 3 metros de altura e floresce mais cedo, apresentando suas primeiras flores já com um ano e meio.

Devido ao fato de possuir bom porte arbustivo deve ser plantada isoladamente ou em pequenos grupos. A variedade anã floresce no inverno e também pode ser plantada em vasos.

Cultivo

Esta árvore precisa de sol pleno para se desenvolver e um solo extremamente fértil e enriquecido com matéria orgânica. O solo também deve ser drenável. Como esta planta é típica de regiões tropicais gosta de ambientes úmidos portanto deve ser regada constantemente, tomando cuidado entretanto para não encharcar o solo e afogar a planta.

Devido ao fato de precisar de muito sol o ideal é plantar em locais com incidência solar direta, ou em jardineiras ou vasos (a variedade anã) que possam ser posicionados em local que bata sol durante o ano, evitando deixar esta planta em locais sombreados durante muito tempo.

O plantio pode ser realizado através de sementes, alporques ou estacas, sendo que a variedade anã só pode ser plantada através das técnicas de estaquia e alporquia (técnica que consiste em plantar um pedaço de uma planta adulta, preservando suas características) do contrário a planta pode atingir o tamanho natural da planta, que pode ser até quatro vezes maior do que a variedade anã.

O solo pode ser adubado com matéria orgânica, ou com adubo orgânico encontrado facilmente em lojas especializadas em jardinagem. A adubação deve ser realizada com frequência se o solo for pobre em nutrientes.

Como cresce rapidamente esta planta não demanda muitos cuidados, embora precise de manutenção como regas e adubações dependendo do tipo de solo. Mas como é uma planta extremamente ornamental, os cuidados valem a pena.

Além disso esta planta pode ser usada para proteger o solo devido ao fato de crescer em poucos anos, e também devido ao fato de que se regenera rapidamente, sendo uma espécie forte.

Seguindo essas dicas para o cultivo do Manacá da Serra a planta vai crescer bonita e deixar o local em que foi plantado lindo!

94 comentários em “Manacá da serra”

  1. Bom dia , tenho um manacá já adulto no quintal, e esta com galhos secos, o tronco com manchas brancas, verdes e muitos furos com manchas vermelhas cor de sangué disse bincando que meu manacá está sangrando. Não quero que meu manacá morra. Por favor tem alguma dica para sal-lo. já perdi um pé de quaresmeira no passeio. e outro pé também esta no mesmo caminho secando os galhos. des de já agradeço a ajuda. Ótimo dia.

  2. Estou fazendo uma cerca viva de esponjinhas e pretendo colocar a cada 10 m uma árvore de pequeno porte entre elas para dar um toque colorido. Pensei no manacá por ter um caule fino, aceitar bem a poda e ter uma altura que ficará acima da cerca. Moro na região serrana do Rio de Janeiro. A escolha é a ideal?

  3. Olá? Gostaria que me ajudassem a resgatar meu manacá da serra anão. Meu esposo me presenteou pq eu vivia choramingando na loja de flores quando eu o via.rsrs
    Ele até já tinha florescido uma das vezes que eu passsei por ele. Quando nós trouxemos estava só com folhas. Mas na mesma semana as folhas cairam. Aguava de dois em dois dias. Tive q viajar e fiquei pensando como iria sobreviver nos dias em q não estaria presente. Trouxe ele pra dentro de casa e deixei bem aguadinho. Quando cheguei e fui pegalo para trazer de volta para o seu local. Caiu foi as folhas todas. Enfim, ele está só com uma pontinha com folhas. Sempre nasce brotos e eu não sei o pq q não se desenvolve. Em fevereiro usei salitre e mesmo assim, não adiantou de nada. Usei conforme é descrito na embalagem…
    Desde já agradeço se houver reposta…
    Socorrooooo…

  4. Estou muito triste, meu manacá está ficando com os galhos todos secos, as folhas ficaram amarelas e caíram. Só restam alguns galhos com vida. Me oriente, por favor, o que devo fazer para salvá-lo.

Deixe uma resposta