Manga

Plantas > Frutíferas > Manga

A manga é um fruto bastante apreciado no Brasil, possuindo diversos tipos. Fruto da mangueira, é originária do continente asiático, sendo cultivada com sucesso em países de climas tropical como o Brasil.

Embora cada variedade tenha suas próprias características, as mangueiras são árvores tipicamente grandes e frondosas, atingindo por vezes altura de até 40 metros, com copas que podem chegar a 10 metros de diâmetro.

A mangueira é uma árvore extremamente aromática, e o perfume de suas folhas pode ser sentido a uma grande distancia.

Seus frutos contêm até 15% de açúcar, apenas 1% de proteína e grande quantidade de vitaminas, antioxidantes e minerais como o ferro, sendo que e indicada inclusive para o tratamento de anemias.

A fruta é indicada também para mulheres grávidas, para aliviar câimbras, problemas cardíacos e stress.

Cultivo

A forma de cultivo também pode ser variada dependendo do tipo de mangueira que se deseja plantar. No entanto, o plantio pode ser realizado através de sementes ou mudas, sendo que as sementes costumam terminar com facilidade.

O solo deve ser bem drenado. Depois de plantadas, as mangueiras devem ser regadas duas ou três vezes ao mês. Se necessário adubar o solo, o adubo orgânico pode ser encontrado em lojas especializadas.

Para evitar pestes e doenças que atacam as mangueiras, é possível usar repelentes naturais.

Os frutos ficam maduros rapidamente e podem ser colhidos facilmente, apenas puxando da mangueira quando estiverem maduros.

Variedades de manga

Existem diversos tipos de manga, sendo que várias delas são apreciadas no Brasil. Confira as mais populares:

  • Manga Rosa: a manga rosa possui tamanho médio e uma polpa com bastante fibra (fiapos), e apresenta uma cor amarela com suave coloração rosa quando madura.

  • Manga espada: a manga espada possui formato ligeiramente cilíndrico ou seja, alongado. É achatada nas laterais e apresenta cor de um verde intenso, mesmo quando está madura. Sua polpa apresenta muito fiapo, e é uma das variedades mais populares.

  • Manga Pálmer: esta manga apresenta coloração de um vermelho intenso quando não está madura, sendo que vai ganhando uma cor amarelado quando está ficando madura. Seu sabor é marcante e doce, sendo bastante apreciado principalmente para fins culinários.

  • Manga extrema: essa manga não possui fiapos e é bastante saborosa. Também conhecida como manga manteiga, só pode ser comida quando cai do pé, já madura. Esta fruta é colhida em julho.

  • Manga jasmim: de alto valor ornamental, a mangueira jasmim oferece flores belas e delicadas. Por isso é plantada em jardins e bosques.

  • Manga Keity: é uma das maiores variedades de manga, com cor verde arroxeada e sabor doce. Possui fiapos e é uma das variedades mais consumidas no Brasil. Foi introduzida no país apenas na década de 60.

  • Manga Parvin: apresenta coloração amarelada quando está amadurecendo.

  • Manga Coquinho: apresenta cor verde com toques amarelados, possui tamanho pequeno e formato arredondado. É muito doce e não apresenta muitas fibras.

  • Manga Coração de Boi: é uma manga grande e com formato de coração. Sua polpa não possui fibras e apresenta cor amarelo-esverdeado.

32 comentários sobre “Manga”

  1. Bom dia,
    eu coloquei uma manga rosa na geladeira depois comi a polpa em seguida plantei o carôço, germinou e hoje essa manga esta no meu quintal com 9 anos e nunca floreceu, coloco esterco de gado, e adubo de 3 em 3 meses, mas sem floração, que devo fazer esperar mais ou meter a foice?? por favor me oriente, pois na Bíblia diz que a arvore que não der frutos pode cortar.
    Muito obrigado.

  2. Bom dia,tenho um pe de manga a 6 anos,e ate agora nada de frutos,certa vez,comi uma manga coracao de boi,esqueci o caroco no sol,percebi que estava bem seco e plantei,imaginei que nao daria rm nada,mas hoje ele esta com 6 anos e trez metro e meio de altura,mas frutos nada,alguem sabe porque?esse papo que se for macho e verdade?obrigado

    1. Boa tarde, Nelson! Mangueiras vindas de sementes geralmente levam mais de 8 anos para gerar frutos, mas também podem não gerá-los ou produzir mangas ruins ou de outras variedades se a semente for monoembrionica. Quando você plantou a semente, nasceram vários pézinhos ou apenas um? Se a semente for poliembrionica (a ideal para plantar), geralmente nascem de 2 a 7 mudas por semente e os frutos serão da mesma variedade da planta-mãe, no seu caso, coração de boi, e a árvore também será as mesmas caracteristicas da planta que a originou! Se não gerar frutos ou os frutos que a planta gerar for muito ruim e diferente da manga que vc plantou, provavelmente é monoembrionica, mas o problema pode ser tbm a polinização. Aguarde mais uns 4 ou 5 anos, boa sorte! 😉

  3. tenho uma peguena plantaçao de manga espada aqui em santa maria da boa vista-pe mais na ela floresce bem mais aborta tudo os frutos o que devo fazer.
    obrigado renato raimundo ribeiro

Deixe uma resposta