Manga

Plantas > Frutíferas > Manga

A manga é um fruto bastante apreciado no Brasil, possuindo diversos tipos. Fruto da mangueira, é originária do continente asiático, sendo cultivada com sucesso em países de climas tropical como o Brasil.

Embora cada variedade tenha suas próprias características, as mangueiras são árvores tipicamente grandes e frondosas, atingindo por vezes altura de até 40 metros, com copas que podem chegar a 10 metros de diâmetro.

A mangueira é uma árvore extremamente aromática, e o perfume de suas folhas pode ser sentido a uma grande distancia.

Seus frutos contêm até 15% de açúcar, apenas 1% de proteína e grande quantidade de vitaminas, antioxidantes e minerais como o ferro, sendo que e indicada inclusive para o tratamento de anemias.

A fruta é indicada também para mulheres grávidas, para aliviar câimbras, problemas cardíacos e stress.

Cultivo

A forma de cultivo também pode ser variada dependendo do tipo de mangueira que se deseja plantar. No entanto, o plantio pode ser realizado através de sementes ou mudas, sendo que as sementes costumam terminar com facilidade.

O solo deve ser bem drenado. Depois de plantadas, as mangueiras devem ser regadas duas ou três vezes ao mês. Se necessário adubar o solo, o adubo orgânico pode ser encontrado em lojas especializadas.

Para evitar pestes e doenças que atacam as mangueiras, é possível usar repelentes naturais.

Os frutos ficam maduros rapidamente e podem ser colhidos facilmente, apenas puxando da mangueira quando estiverem maduros.

Variedades de manga

Existem diversos tipos de manga, sendo que várias delas são apreciadas no Brasil. Confira as mais populares:

  • Manga Rosa: a manga rosa possui tamanho médio e uma polpa com bastante fibra (fiapos), e apresenta uma cor amarela com suave coloração rosa quando madura.

  • Manga espada: a manga espada possui formato ligeiramente cilíndrico ou seja, alongado. É achatada nas laterais e apresenta cor de um verde intenso, mesmo quando está madura. Sua polpa apresenta muito fiapo, e é uma das variedades mais populares.

  • Manga Pálmer: esta manga apresenta coloração de um vermelho intenso quando não está madura, sendo que vai ganhando uma cor amarelado quando está ficando madura. Seu sabor é marcante e doce, sendo bastante apreciado principalmente para fins culinários.

  • Manga extrema: essa manga não possui fiapos e é bastante saborosa. Também conhecida como manga manteiga, só pode ser comida quando cai do pé, já madura. Esta fruta é colhida em julho.

  • Manga jasmim: de alto valor ornamental, a mangueira jasmim oferece flores belas e delicadas. Por isso é plantada em jardins e bosques.

  • Manga Keity: é uma das maiores variedades de manga, com cor verde arroxeada e sabor doce. Possui fiapos e é uma das variedades mais consumidas no Brasil. Foi introduzida no país apenas na década de 60.

  • Manga Parvin: apresenta coloração amarelada quando está amadurecendo.

  • Manga Coquinho: apresenta cor verde com toques amarelados, possui tamanho pequeno e formato arredondado. É muito doce e não apresenta muitas fibras.

  • Manga Coração de Boi: é uma manga grande e com formato de coração. Sua polpa não possui fibras e apresenta cor amarelo-esverdeado.

26 comentários em “Manga”

  1. Boa noite Senhores!
    Gostaria de saber como cuidar da mangueira para que não tenha bichos nem defeitos em seus frutos.
    Obrigada
    Célia Maria

  2. Senhores,
    Gostaria de uma dica. Tenho em minha propriedade 3 pés de palmer e 1 pé de tomy e varios pés de outras como espada, coquinho, rosa etc….. As palmer e a tomy, estão bichando antes de madurar. as vezes vc pega um exemplar bonito quando corta esta bichada por dentro. Pergunto: como sanar este problema? Que tipo de combate devo fazer?
    Voces poderiam me ajudar nisso.
    agradeço desde já
    Paulo Roberto

Deixe uma resposta