Cuidar > Plantas > Floríferas > Margarida

Margarida

Características

Assim como o girassol e a gerbera, a margarida pertence à família das compostas, plantas estas que se caracterizam por possuir flores com um miolo redondo cercado por pétalas.

Originária da euro ásia, esta planta possuidora de vários apelidos populares, como sempre viva, bonita e margarida rasteira, isso graças ao fato de não ser apenas uma espécie de planta que é conhecida por este nome, existem várias espécies similares do gênero Bellis que são popularmente confundidas, sendo todas chamadas simplesmente de “margaridas”.

Devido ao seu pequeno porte de herbácea e suas flores que florescem durante todo o ano em várias cores diferentes, a margarida é muito cultivada tanto para adornar jardins, jardineiras e para a confecção de buques.

Cultivo

Onde e Como Plantar

As margaridas podem ser plantadas tando a partir de sementes quanto por mudas compradas prontas para serem transplantadas para o solo. Quanto à localidade onde se deve plantá-las, devemos escolher um local com boa incidência de sol, podendo ser até mesmo com sol pleno durante todo dia. Em lugares de clima subtropical, a planta costuma ficar dormente durante o inverno e pode ser gravemente prejudicada por geadas caso não for protegida, porém se bem cuidada sobrevive bem a esta fase e volta a florescer com abundância na primavera.

Quanto ao solo, devemos utilizar um substrato drenável e enriquecê-lo com fertilizante sempre no final do inverno. Utilize adubo orgânico para prover os nutrientes essenciais e reforce com um pouco de NPK rico em fósforo, para estimular a floração.

Como Cuidar

Irrigue regularmente de forma a sempre umedecer o solo sem encharcar. Assim sua planta terá um bom suprimento d’água e você não favorecerá a proliferação de fungos. Anualmente é aconselhável replantar suas margaridas, para que assim elas mantenham uma melhor aparência, uma vez que esta planta começa a se tornar menos vistosa conforme envelhece.

Fotos em "Margarida":

    Letícya disse:

    Eu preciso de uma pesquisa sobre essa flor.Copiei o que tinha aqui,mas não é o suficiente!Me ajudem
    !

    socorro correia disse:

    SOU APAIXONADA POR MARGARIDAS, E VOU COMEÇAR A PLANTAR JUNTO COM MEU NOIVO, SÓ PRECISO DE ALGUMAS ORIENTAÇÕES, NO PREPARO DO TERRENO,(nordeste) POIS É MUITO SECO, ESTAMOS PENSANDO EM PERFURAR UM POÇO, PARA FAZER IRRIGAÇÃO, VAMOS VER QUE PODEMOS COLHER DE ORIENTAÇÃO E LEVAR EM FRENTE ESSE NOSSO SONHO, MUITAS MARGARIDAS, GERBERAS E GIRASSOL

    ATENCIOSAMENTE
    SOCORRO CORREIA ( NO AGUARDO A VOSSA RESPOSTA)

    socorro correia disse:

    QUERO APENAS UMA ORIENTAÇÃO, NO MEU TERRENO, EU E MEU NOIVO, VAMOS PLANTAR GIRASSOL, MARGARIDAS E GERBERAS,É NECESSÁRIOS UMA COBERTURA PARA ESSES CANTEIROS QUE SÃO BEM GRANDES, E EM OUTRA PARTE DO TERRENO, TEMOS PASSARINHOS, CRIAÇÃO DE ABELHAS, GALINHAS, UMA HORTA , ETC, AS FLORES É DE MINHA RESPONSABILIDADE , PENSEI EM COLOCAR UMA COBERTURA COMO UMA ESPECIE DE TELA, E PREJUDICIAL, OU NÃO É NECESSÁRIO.
    atenciosamente
    SOCORRO CORREIA

    NO AGUARDO A SUA RESPOSTA .
    SOU DE PERNAMBUCO. NORDESTE

    alberto disse:

    vera eu tenho centenas de margaridas do cavo sao as mais bonitas de todas as margaridas que eu ja vi para as suas deite adubo foliar uma vez por semana e vera que elas vom adurar

    vera disse:

    Bom dia

    tenho margaridas, mas ela nunca deu flor, as folhas são enormes, verdinhas e lindas, são plantadas numa jardineira de alvenaria, a terra e adubada e rego todas as tardes, bate sol durante as manhãs, mas estou triste pois tenho elas à cinco anos e nunca deu flor, o que eu faço.
    Atenciosamente
    Vera

    lais disse:

    Talvez se você adubar elas com NPK, com uma maior concentração de P (fosforo, que estimula a floração) elas podem começar a florescer. Mas cuidado pra não exagerar na quantidade, o que pode danificar a sua planta que está saudável. Use metade do indicado pelo fabricante.

    maria Jose disse:

    VOU PLANTAR SEMENTES DE MARGARIDAS BRANCAS>GOSTEI DA EXPLICAÇÂO ACIMA VALEU

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.