Cuidar > Plantas > Floríferas > Margarida

Margarida

Características

Assim como o girassol e a gerbera, a margarida pertence à família das compostas, plantas estas que se caracterizam por possuir flores com um miolo redondo cercado por pétalas.

Originária da euro ásia, esta planta possuidora de vários apelidos populares, como sempre viva, bonita e margarida rasteira, isso graças ao fato de não ser apenas uma espécie de planta que é conhecida por este nome, existem várias espécies similares do gênero Bellis que são popularmente confundidas, sendo todas chamadas simplesmente de “margaridas”.

Devido ao seu pequeno porte de herbácea e suas flores que florescem durante todo o ano em várias cores diferentes, a margarida é muito cultivada tanto para adornar jardins, jardineiras e para a confecção de buques.

Cultivo

Onde e Como Plantar

As margaridas podem ser plantadas tando a partir de sementes quanto por mudas compradas prontas para serem transplantadas para o solo. Quanto à localidade onde se deve plantá-las, devemos escolher um local com boa incidência de sol, podendo ser até mesmo com sol pleno durante todo dia. Em lugares de clima subtropical, a planta costuma ficar dormente durante o inverno e pode ser gravemente prejudicada por geadas caso não for protegida, porém se bem cuidada sobrevive bem a esta fase e volta a florescer com abundância na primavera.

Quanto ao solo, devemos utilizar um substrato drenável e enriquecê-lo com fertilizante sempre no final do inverno. Utilize adubo orgânico para prover os nutrientes essenciais e reforce com um pouco de NPK rico em fósforo, para estimular a floração.

Como Cuidar

Irrigue regularmente de forma a sempre umedecer o solo sem encharcar. Assim sua planta terá um bom suprimento d’água e você não favorecerá a proliferação de fungos. Anualmente é aconselhável replantar suas margaridas, para que assim elas mantenham uma melhor aparência, uma vez que esta planta começa a se tornar menos vistosa conforme envelhece.

Fotos em "Margarida":

    Thaís disse:

    Começarei a cultivar pra decoração do meu casório! Dicas feras :)

    midian disse:

    Será que elas vão gostar do sol que bate no meu jardim o dia inteiro?

    Regina disse:

    Como faco pra replantar as mudas velhas? Aqueles que se formam fora da terra?

    Claiudinete disse:

    Comprei sewmentes de margarida gigante, mas elas não dão flores, porque?

    Vilma disse:

    Eu ganhei uma margarida recentemente e adorei saber essas informações!

    helem disse:

    adorei, pois isso tudo me ajudou muito no projeto de ciencias. Gostei do site, parabens. Tenho 10 anos e estou muito agradecida. Obrigada!!!

    Miriam T. de O. Pereira disse:

    Como replantar as mudas velhas?

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.