Maria sem Vergonha

Características

Também conhecida como flor beijinho, beijo turco e Impatiens walleriana, está é uma planta de origem africana que se caracteriza por possuir várias flores pequenas e multicoloridas, além da sua estatura de aproximadamente meio metro e folhas compridas.

Ela é uma planta considerada perene pelo fato de florescer bem todo o ano, embora quando fica um pouco velha perde parte de sua boa aparência, necessitando um pouco de trabalho para renovar o jardim de tempos em tempos.

Geralmente se plantam várias delas em grupos no jardim para dar um bom efeito com a diversidade de cores de suas flores.

Como Cuidar

Devido a sua alta adaptação ao clima nacional é considerada uma planta de muito fácil cultivo, podendo ser criada sem restrições quanto ao sol.

Um solo com bastante matéria orgânica facilitará seu crescimento e a adubação com fósforo estimula a maior floração, o que é extremamente aconselhável de se fazer uma vez que essa planta se destaca principalmente quando apresenta muitas flores juntas.

Quanto a irrigação, plantas de hábitos tropicais apreciam estarem sempre úmidas, apenas tenha cuidado para não encharcá-la e assim favorecer o crescimento de fungos.

Após alguns anos ela começará a ficar com aparência de “velha”, então deve-se remover mudas e replantá-las, ou simplesmente adquirir novas plantas, uma vez que elas são bem fáceis de se achar.

Fotos em "Maria sem Vergonha":

    valéria disse:

    eu queria saber se existe alguma planta igual boca que é conhecida como maria sem vergonha mas também chaman de beijinho e aonde encontro?????????

    JUÇARA SEABRA disse:

    Essa plantinha (beijinho), sufoca outras plantas?

    Cleide disse:

    Já é a terceira vez que compro mudas de maria sem vergonha e planto em vasos. Elas ficam bonitas por uns dias e depois, abruptamente começam a murchar as folhas, na sequencia o caule tomba e a planta morre. Pode me dizer o que está acontecendo? Obrigada, Cleide.

    Carla Bom disse:

    Tenho um jardim de 2 x 1m na parte frontal de minha varanda,onde plantei algumas vincas, após uma semana do plantio, começaram a morrer algumas e sempre no mesmo cantinho.
    Elas escurecem no meio do caule, depois quebram e morrem.
    Elas ficam expostas pelo sol até as 13:00.
    Achei que fosse por causa do vento, pois moro em região de praia e venta muito, mas se fosse assim as outras não sobreviveriam! O que devo fazer?

    CLAUDIO disse:

    Oi Carla , eu gosto muito de flores principalmente vincas e estou com esse mesmo problema que vc tem de escurecer o caule e quebrar, ja coloquei inseticida, mata lesma , mas não resolveu e naõ sei o que está atacando o caule das plantas, gostaria de saber se vc descobriu o que acontece e qual a solução, por favor me informe. obrigado.

    robson bauer disse:

    Tenho um jardim na minha varanda, onde plantei algumas maria-sem-vergonha, só que estão morrendo.
    Elas escurecem no meio do caule, depois quebram e morrem.
    O que devo fazer?

    ariane disse:

    Boa tarde, gente sou apaixonada por beijinho mas todas que eu planto acaba morrendo, gostaria de saber como plantar, se posso regar todos os dias ou quantas vezes por semana, se posso deixá las no sol, me ajudem por favor!
    Muitissimo obrigada
    Ariane!

    Lilian disse:

    Ariane a beijinho precisa está sempre com a terra úmida,caso contrário ficam triste e murcham,elas também não gostam de sol. A minha fica na minha sala molho de manhã e borifo ela uma duas vezes.

    Cleide disse:

    Eu mantenho as minhas sempre úmidas e no entanto elas acabam murchando e morrendo. Será que estou regando em excesso?.

    Rosangela disse:

    Eu tb tive este problema e tenho 3 cachorros. Resolvi o problema colocando frutas, banana, laranja, mamão p as formigas.

    cida disse:

    oi boa tarde a minha maria sem vergonha,esta sendo atacada por formigas,e eu tenho duas pincher,e não posso colocar veneno.o que eu posso fazer,me ajude por favor, desde já eu te agradeço.

    Paula disse:

    Bom dia Cida.

    Experimenta colocar borra de café do lado de fora do vaso,em torno dele, não dentro.
    Boa sote!

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.