Murta

Características

Murta é um nome popularmente utilizado para várias plantas arbustivas diferentes, principalmente as pertencentes ao gênero Myrtus, mas também a algumas plantas de outros gêneros, como a Murraya paniculata.

A principal característica destas plantas é que por formarem arbustos densos, são muito utilizadas para compor cercas vivas de murta, que são formações bem altas e densas, ótimas para a separação de propriedades rurais, combinando a propriedade de isolar visualmente as áreas com o lindo aspecto verde e imponente da natureza.

Embora a planta murta possua estas várias características que a levam a ser uma boa candidata a ser utilizada como cerca viva, ela apresenta também seu lado negativo de atrair muitos insetos vetores de doenças que podem se espalhar para outras plantas, por isso em muitos lugares existem campanhas contra a utilização deste arbusto, para diminuir a incidência de doenças nas plantas próximas.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Devemos lembrar que esta planta pode superar os cinco metros de estatura com facilidade, por isso é necessário um local espaçoso para o plantio, além de deixar um pouco de espaço entre cada muda plantada, para que assim elas não compitam muito por nutrientes e luz durante o crescimento da cerca.

Deve-se preparar o solo com areia grossa de adubo orgânico de modo a aumentar sua drenagem e fertilidade. O plantio deve ser realizado transferindo as mudas para covas de solo devidamente preparado. As mudas podem ser compradas ou cultivadas a partir de sementes ou estaquia.

Como Cuidar

Esta planta não enfrenta problemas com invernos moderadamente frios, é necessário irrigá-la de forma periódica durante épocas muito quentes e secas, principalmente quando a planta for jovem. Se você deseja compor uma cerca viva uniforme e bela, também é necessário a realização de podas de formação e limpeza durante o crescimento da planta.

38 comentários em “Murta”

  1. Nossa cerca está de boa altura mas ficou muito larga.
    Podamos o lado de dentro e ficou “careca” com folhagem só em cima.devo poder em altura também para que se enfolhe de novo?
    Grato – joao

  2. qual a distancia entre uma cova e outra, pra se ter uma cerca bem fechada de murta, sem ter disperdício e nem prejuicar o crescimento da cerca…plantamos ficus mas logo arrancamos porque o mesmoo deu o maior prejuizo a minha cunhada, a casa dela estava sendo destruida pela planta, por favor me responda com urgencia, preciso fechar minha residencia , aguardo com carinho ..desde ja obrigada

  3. A Murta é uma árvore linda, mas causa doenças em árvores cítricas, matando-as, sendo que no Paraná, está proibida por ser este vegetal um dos principais hospedeiros da bactéria Candi-datus liberibacter ssp., disseminada pelo inseto vetor Diaphorina citri, transmissor da praga denominada

Deixe uma resposta