Onze Horas

Características

A Onze Horas, ou Portulaca grandiflora, é uma planta florífera rasteira nativa da América do Sul que tem o curioso comportamento de abrir as suas flores próximo ao meio dia, graças a isso recebeu seu nome popular.

Com cerca de vinte centímetros de estatura e folhas carnudas, essa planta se destaca principalmente por suas flores, que nascem durante todo o ano e em grande quantidade, além de apresentarem uma enorme variação de cores, o que faz da onze horas uma ótima planta para colorir o chão de seu jardim.

Como Cuidar

Plantas suculentas como as onze horas têm a enorme vantagem de serem adaptadas a climas extremos, podendo sobreviver muito tempo sem rega ou nutrientes, caso necessário, apenas com o que está armazenado em seu interior. No entanto a ideia de criar um jardim é ter plantas mais belas possível, logo aconselha-se tomar alguns cuidados para otimizar o crescimento desta planta:

Essa não é uma planta de difícil trato, seguindo as dicas acima provavelmente você obterá ótimos resultados. Não se assuste com as flores fechando durante a noite, elas voltam a abrir quando há luz.

Fotos em "Onze Horas":

    mauricia moresca disse:

    bom dia

    amo esta flor onze hora, so tenho de uma qualidade e nao consigo muda de onze hora sera que voces pode me informar aonde eu posso conseguir sou de Maringa estado do Parana

    o saite e voces e maravilhos

    vanessa disse:

    Meus vasos de onze horas também estão com pulgão (cochonilha). Coloquei fumo de rolo, não sei se vai dar certo. Gostaria de algumas dicas para acabar de vez com esse problema.

    silmara disse:

    Utilize óleo de neem, que você encontra em casas de jardinagem. Pode vir pronto para aplicar ou para diluição. Deve-se limpar a planta com um algodão embebido com água e álcool (50%-50%) e depois borrifar com a solução de óleo de neem. Pela minha “pesquisa-google”, a cochonilha não se elimina, apenas se controla… Um abraço e boa sorte!

    Fernanda-Rio de Janeiro disse:

    –SOU APAIXONADA POR PLANTAS. TENHO VARIAS,INCLUSIVVE ORQUIDEAS.–TODAS AS VEZES QUE TIVE “ONZE HORAS”,TIVE O DESPRAZER DE VE-LAS DEFINHANDO ATÉ MORRER MESES DEPOIS,POR CONTA DE INFESTAÇÃO DE PULGÃO OU COCHONILHA,NÃO SEI BEM,DE UMA FORMA INCONTROLÁVEL.A DOENÇA VAI ATRAINDO UM BATALHÃO DE FORMIGAS E OS REMÉDIOS ACABAM AFUGENTANDO AS FORMIGAS,MAS MATAM A PLANTA TAMBEM.–É UMA ESPÉCIE MUITO PROPÍCIA A DOENÇAS E VEJA QUE JÁ CUREI E RECUPEREI VARIAS OUTRAS PLANTAS…UM ABRAÇO EM TODOS…

    LAURA LINO CORREIA disse:

    Tenho onze horas e o local onde ficam tem pouco sol. Será que elas sobrevivem?

    tania cristina santos disse:

    gostari de saber se a onze horas sobre vive em logares que nao pega sol

    sumaia disse:

    sobrevivem sim Tania…eu as tenho num local em que não bate sol e elas estão muito bonitas…plantei de 8 cores diferentes, todas juntas. agora elas estão se entrelaçando e dando um show!!!

    alison disse:

    bom, temos um vaso com a planta onze horas, e ela sempre floriu só que agora está com muitas formigas pretas caminhando por todo o vaso, essas mesmas podem enfraquecer minha planta? Devo esterminar,como?

    Alline disse:

    Tou com o mesmo problema.

    Natalia Maia disse:

    Olá! Tenho dois canteiros cheios de onze horas que dão flores todos os dias. Mas percebi que as flores estão se abrindo com um buraco já formado no broto. E quando a flor murcha e cai, na parte que a flor se fixava e onde nascerá outra flor, tem uma coisinha que parece uma cestinha cheia de bolinhas pretas, muito pequenininhas. Não sei o que é…ja coloquei Neem indiano e não resolveu…Alguma idéia? Até tirei fotos, para ver se algum descobre, mas até agora, nada. Por favor, preciso de ajuda, pois as minhas onze horas são a minha paixão!!! Obrigada, Natalia

    erleni marcia de oliveira disse:

    Parabéns!! Você será vovó pois suas onze horas estão dando sementinhas. Cuide como sempre e arranque o excesso quando o canteiro começar a ficar muito cheio (isso aumenta o risco de ataque por fungos). Abraços.

    Hugo Benedetti disse:

    Vânia e Pri,
    A a flor da Onze Horas se abre somente uma vez e depois disso ela se fecha e seca, mas haverá muitos botões que se abrem todos os dias. Se a planta está com as extremidades começam a se definhar e não nascem flores, certamente está com uma praga, os pulgões. Observe se há uns insetinhos bem pequenos que ficam no caule próximo às extremidades, geralmente quando há, também há formigas tb. Esse spulgões sugam a seiva da planta e por isso elas se enrugam toda. Esses pulgões soltam um excremento adocicado, por isso a presença de formigas, que usa isso como alimento.
    Para acabar com essa prega use o inseticida Diazitop PM. Compre um envelope e dissolva um pouco de pó em água e vaporise por toda a planta. Uma única aplicação é suficiente para acabar com os pulgões. Logo sua planta se recupera e inicia a floração.
    Abraços.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.