Cuidar > Saúde > Alimentação > Orlistat

Orlistat

Por:

O Orlistat é um medicamento usado para combater a obesidade, usada por pacientes que possuem dificuldades de emagrecer através de outras formas.

A obesidade é um grande problema que acomete cada vez mais pessoas, e impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa. O colesterol aumenta, o que pode provocar problemas cardíacos; a pessoa apresenta resistência à insulina, o que faz com que a glicose no sangue aumente; e finalmente a pessoa apresenta hipertensão arterial.

Além destes problemas a obesidade traz problemas como perda de auto estima, problemas de mobilidade, entre outros.

Portanto emagrecer pode amenizar diversas doenças derivadas da gordura corporal, não só de origem física mas também emocional.

Funcionamento do Orlistat

O remédio é um agente anti-obesidade que possui funcionamento inovador, pois atua no trato gastrointestinal de forma a reduzir a absorção da gordura ingerida juntamente com os alimentos, sem causar dependência.

O Orlistat alcança este objetivo se ligando a uma proteína chamada lipase e impedindo a absorção de até 30% da gordura ingerida pela pessoa. Portanto esse remédio só possui eficácia no caso de gordura proveniente de alimentos.

Deste modo a gordura não é processada pelo organismo, muitas vezes passando direto pelo trato original e ocasionando efeitos colaterais como fezes com grande presença de gorduras.

A inovação do medicamento fica por conta da ausência de impacto no sistema nervoso central, o que impede reações como dependência do medicamento, problema geralmente enfrentado por pessoas que tomam remédios para emagrecer, como os inibidores de apetite.

Quando combinado a uma dieta balanceada e sem abuso de gorduras, o remédio produz resultados notáveis no combate a obesidade e é um ótimo auxiliar do emagrecimento saudável.

O emagrecimento e consequente redução de gordura corporal leva também a redução de gordura no sangue, do colesterol, de problemas devido a hipertensão dentre outros problemas resultantes da obesidade.

Xenical

O Xenical é um medicamento produzido com o principio ativo do Orlistat e é um dos mais populares remédios para promover o emagrecimento.

O medicamento foi aprovado em 1998 para o uso no combate a obesidade e desde então tem sido utilizado por milhares de pessoas que desejam emagrecer.

Este medicamento é utilizado pelos médicos para tratar aproximadamente um terço dos pacientes que apresentam quadro de obesidade.

Efeitos colaterais do Orlistat

Os efeitos colaterais do uso do medicamento incluem estatorreia (presença de gorduras não processadas pelo corpo nas fezes) e outros sintomas ligados ao aparelho digestivo, como flatulência.

Alguns estudos indicaram que este principio ativo pode ser responsável pelo aumento da pressão arterial, provocando hipertensão nos pacientes.

Atualmente a indústria farmacêutica realiza estudos para comprovar este efeito colateral e se for o caso, eliminar ou diminuir o mesmo nos pacientes que fazem uso deste medicamento.

Mesmo com todas as vantagens do uso deste medicamento e do fato de que ele não causa dependência como outros medicamentos para emagrecer, o paciente jamais deve realizar auto medicação.

O ideal é que o paciente sempre procure um médico para verificar as origens do seu problema, e qual o tratamento adequado para ele: pode ser uma dieta com menos calorias, introdução de exercícios físicos entre outras medidas para emagrecer sem fazer uso de remédios.

É importante lembrar também que mesmo consumindo medicamentos para retenção da gordura dos alimentos, é importante manter uma dieta equilibrada para potencializar os efeitos do medicamento.

    Cecilia disse:

    Comecei a tomar o medicamento a uma semana, faço caminhada todos os dias, evito comidas gordurosas, mas não tive resultado , fiquei muito gripada e indisposta, queria saber se devo continuar,

    gabriela disse:

    Boa madrugada,

    Gostaria de saber se sair óleo laranja nas fezes e urina é normal nesse medicamento, fiquei apavorada, pelo que a médica me repassou é normal, mais é muito estranho.

    Preocupada e só vou no retorno em 20 dias.

    Obrigada

    marcia disse:

    Eu tomei orlistat por recomendação medica por 4 meses e perdi 13 kgs,com dieta balanceada e exercicios fisicos. e não voltei mais a engordar.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.