Orquídeas

Características

Embora existam algumas exceções, como a Habenária Josefense, a maioria das orquídeas são plantas epífitas, isso é, crescem sobre outra planta sem parasitá-las, apenas utilizando a hospedeira como apoio para ficarem melhor posicionadas e receberem mais sol.

Graças a enorme variação de espécies (mais de trinta mil) e pelo fato que as espécies geralmente podem cruzar entre si, as orquídeas apresentam uma enorme variação de formato, tamanho e cor de suas flores, isso somado ao fato de ser uma planta resistente e que habita praticamente todos os continentes do mundo, faz dela uma planta ornamental muito cultivada. Mesmo dentre as espécies desprovidas de flores existem várias que são cultivadas pelos orquidófilos graças a suas folhas de aparência diversa e muitas vezes bonitas.

As orquídeas epífitas geralmente possuem suas raízes cobertas por uma estrutura esponjosa chamada velame e envolvem a planta hospedeira principalmente para sustentação. A orquídea absorve água e cascar de planta morta que se grudam a sua raiz, porém não suga nada da seiva da planta hospedeira, não enfraquecendo-a.

Em geral as espécies florescem apenas uma vez ao ano, graças a isso criadores destas plantas costumam ter várias delas, geralmente apoiadas a coqueiros ou palmeiras se dispõem de área externa ou em vasos de xaxim se pretendem cultivá-la em área interna.

Como Cuidar de Orquídeas

Pelo fato de existirem milhares de espécies diferentes de orquídeas que crescem de formas diferentes é sempre aconselhável perguntar ao vendedor da espécie que você pretende adquirir se ela apresenta alguma característica em especial, abaixo ensinaremos os passos básicos para cuidar das formas mais comuns dessa planta e que podem ser aplicados em quase todos os casos. Lembre-se de sempre comprar a orquídea de um vendedor qualificado, a extração direto da natureza desse tipo de planta está pondo algumas espécies em ameaça de extinção.

Deve-se lembrar sempre ao cultivar uma planta que ela se dá melhor em condições semelhantes as suas de origem, sendo esse o caso e sendo mais de 90% das orquídeas plantas epífitas, exceto quando especificado o contrário pelo vendedor, o cultivo de uma orquídea deve ser de forma a simular essa condição, logo deve-se tomar os seguintes cuidados:

Veja mais “Fotos de Orquídeas”.

Fotos em "Orquídeas":

    Gislene disse:

    Comprei umas mudinhas de orquídea no meio da rua e plantei em lugares diferentes, mas entendi que a orquídea se desenvolve quando se adequa ao lugar. Primeiro amarrei com um cordão a orquídea em um pedaço de xaxim e em seguida no tronco de uma árvore, ela cresceu e coloca lindas e várias orquídeas, todos que passam em meu jardim para pra olhar, e de manhã um bom perfume é exalado. Paciência , sombra e luz indiretamente, pra mim este é o sucesso.

    george disse:

    Amo essa dadiva da natureza ,mas muitas acabam morrendo comigo,acho que faço algo errado ,mas continuarei a tentar

    Matheus disse:

    Site muito bom por ele eu fiz um projeto de inforamatica!

    Janice disse:

    Bom dia, tenho uma orquídea epífita que perdeu parte de sua raiz por má informação quanto aos cuidados. Meu procedimento foi lavar seu vaso de plástico transparente, manter pedras no fundo, colocar casca de árvore e o substrato utilizado é casca de coco. Será que ela sobreviverá?

    Michael disse:

    Provavelmente que sim, mas vai depender muito dos cuidados de agora em diante. Ao invés de utilizar a casca de coco procure utilizar musgo esfagno, pois tem muitas controvérsias sobre utilizar a casca de coco. Espero ter ajudado.

    Gabrieli disse:

    Eu gostaria de saber o que eu faço com as raízes aéreas das orquídeas?

    Michael disse:

    Você não precisa se preocupar com as raízes aéreas, pois as mesmas captam partículas de água e nutrientes do ar, não precisa obrigatoriamente elas estarem no substrato. Espero ter ajudado.

    Angelica disse:

    Amo as orquideas, tenho algumas mudas e gostaria de mais preparo para cultiva las, tenho algumas presa em pé de acerolas,outras em vasos de madeira e outras presas a madeiras, mas tenho uma que está a mais de dois anos sem florir já coloquei adubo liquido e ela nem assim me da o prazer de a ver florir, amo as minhas plantas tenho varios pés de roseiras que são o meu xodó.
    Grata pela atenção.
    Angélica Arantes

    Angelica disse:

    Bom dia, estou tentando montar uma horta em meu quintal, gostaria de saber como fazer para que as mudas de couve, alface, brocolis, salsa, majericao sobreviam pois já tentei e elas morreram.
    Agradeço des de já
    Angelica Arantes

    fatima disse:

    gostaria de saber como cuidar da orquidia, phalaenopsis ptio-flora hirana, e se tem que mudar ela de vaso pois esta crescendo muitas raizes.

    aguardo sua orientação.

    grata.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.