Paineira

Plantas > Árvores > Paineira

Características

Originária da América do Sul, essa árvore de médio porte e flores abundantes é muito utilizada na decoração de cidades devido ao fato de se florir de forma exuberante durante a época da primavera.

Também conhecida como árvore barriguda ou sumaúma, a Chorisia speciosa caracteriza-se por apresentar suas numerosas fores todas de uma mesma cor, geralmente rosa, amarelo ou branco. Seu caule lenhoso é constituído por uma madeira de baixa resistência e densidade, o que faz dela muito útil para confecção de pequenos objetos leves, como enfeitos artesanais.

Cultivo

Originária entre a região mais ao sul do Brasil e ao norte da Argentina, essa planta possui várias características de árvore tropical, embora também tenha uma boa resistência a invernos levemente frios.

Onde e Como Plantar

Geralmente é plantada por semente em vasos plásticos e transportada quando já com mais de um metro de estatura para seu lugar definitivo. Deve-se escolher um local de bastante sol e sem impedimentos para o crescimento da árvore, que pode chegar a mais de vinte metros de altura.

Embora seja uma árvore resistente ao frio, evite plantá-la em regiões que são afetadas por geadas, uma vez que a resistência dela não é muito grande para condições extremas.

Tipo de Solo

Utilize um solo fértil, similar ao de florestas, para o bom crescimento desta planta, caso o terreno do local onde você mora não possui essa característica, adicione um bom percentual de adubo orgânico antes de fazer o plantio da muda, além de fazer um reforço de tempos em tempos na dose de fertilizante. Pode ser necessário utilizar adubo NPK no começo das florações no intuito de auxiliar a planta a produzir uma cobertura floral mais densa.

Como Cuidar

Irrigue a paineira periodicamente, mantendo assim o substrato sempre ligeiramente úmido, e, dependendo da fertilidade do solo onde ela está plantada, misture na superfície adubo NPK e orgânico anualmente para manter a planta sempre com uma boa quantia de nutrientes.

14 comentários em “Paineira”

  1. Ola tenho uma muda de paineira e pretendo que ela vire um bonsai só que ela tem um pouco menos de 15 centímetros e tem vezes que suas poucas folhas ficam amarelas e caem queria pedir uma ajuda sobre os cuidados que eu posso ter com ela … muito obrigado !!!

  2. Tenho uma dúvida esta Paineira é a mesma coisa que a Paina? Ou seja a arvore que dá algodão? Consegui as sementes e gostaria de saber qual a forma correta de plantar..quantas sementes por vasinho? fundura? quantas vezes por semana devemos aguar? Aguardo, obrigada.

  3. Olá,
    Tenho uma muda de paineira com pouco mais de um metro que foi plantada conforme as especificações.
    No entanto, as folhas logo escurecem e caem, gostaria de saber se é normal, se é alguma doença ou se pode estar relacionado com o frio da região onde moro, aqui no RS.
    Obrigado!

  4. Tenho em meu quintal uma arvore enorme de paineira,esta semana ela está toda florida, linda!Flagrei um bando de periquitos, arrancando as flores e comendo aquela parte inferior,não sei o nome, mais é a base da flor que é carnuda,eles arrancavam e comiam com tanto “apetite” que fiquei imaginando;*Deve ser gostoso,kkk e se eles comem eu também posso comer, recolhi umas 3 que eles deixaram cair e após lava-los comi. achei gostoso, parece um pouco com quiabo porem de sabor mais delicado. Pergunto; Sabem me dizer se é comestível, ou pode-se consumir normalmente?!

  5. Estamos construindo um Lago e no centro do terreno existe uma paineira de uns 60 anos.
    Pretendemos deixar uma ilha no meio do lago de 6 metros de raio entorno do tronco da árvore.
    O lago terá 1,5 metros de profundidade que será escavado entorno da paineira respeitando a referida ilha.
    Pergunta
    A Paineira vai resistir ao corte das raízes e a umidade que o lago vai produzir no solo?
    Se alguem souber responder eu agradeço.

Deixe uma resposta