Cuidar > Plantas > Árvores > Paineira

Paineira

Características

Originária da América do Sul, essa árvore de médio porte e flores abundantes é muito utilizada na decoração de cidades devido ao fato de se florir de forma exuberante durante a época da primavera.

Também conhecida como árvore barriguda ou sumaúma, a Chorisia speciosa caracteriza-se por apresentar suas numerosas fores todas de uma mesma cor, geralmente rosa, amarelo ou branco. Seu caule lenhoso é constituído por uma madeira de baixa resistência e densidade, o que faz dela muito útil para confecção de pequenos objetos leves, como enfeitos artesanais.

Cultivo

Originária entre a região mais ao sul do Brasil e ao norte da Argentina, essa planta possui várias características de árvore tropical, embora também tenha uma boa resistência a invernos levemente frios.

Onde e Como Plantar

Geralmente é plantada por semente em vasos plásticos e transportada quando já com mais de um metro de estatura para seu lugar definitivo. Deve-se escolher um local de bastante sol e sem impedimentos para o crescimento da árvore, que pode chegar a mais de vinte metros de altura.

Embora seja uma árvore resistente ao frio, evite plantá-la em regiões que são afetadas por geadas, uma vez que a resistência dela não é muito grande para condições extremas.

Tipo de Solo

Utilize um solo fértil, similar ao de florestas, para o bom crescimento desta planta, caso o terreno do local onde você mora não possui essa característica, adicione um bom percentual de adubo orgânico antes de fazer o plantio da muda, além de fazer um reforço de tempos em tempos na dose de fertilizante. Pode ser necessário utilizar adubo NPK no começo das florações no intuito de auxiliar a planta a produzir uma cobertura floral mais densa.

Como Cuidar

Irrigue a paineira periodicamente, mantendo assim o substrato sempre ligeiramente úmido, e, dependendo da fertilidade do solo onde ela está plantada, misture na superfície adubo NPK e orgânico anualmente para manter a planta sempre com uma boa quantia de nutrientes.

Fotos em "Paineira":

    Christofer Adiel Bernstein disse:

    Olá,
    Tenho uma muda de paineira com pouco mais de um metro que foi plantada conforme as especificações.
    No entanto, as folhas logo escurecem e caem, gostaria de saber se é normal, se é alguma doença ou se pode estar relacionado com o frio da região onde moro, aqui no RS.
    Obrigado!

    Neusa disse:

    Tenho em meu quintal uma arvore enorme de paineira,esta semana ela está toda florida, linda!Flagrei um bando de periquitos, arrancando as flores e comendo aquela parte inferior,não sei o nome, mais é a base da flor que é carnuda,eles arrancavam e comiam com tanto “apetite” que fiquei imaginando;*Deve ser gostoso,kkk e se eles comem eu também posso comer, recolhi umas 3 que eles deixaram cair e após lava-los comi. achei gostoso, parece um pouco com quiabo porem de sabor mais delicado. Pergunto; Sabem me dizer se é comestível, ou pode-se consumir normalmente?!

    leonardo disse:

    não suas flores não são comestiveis e claro nem a pãina

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.