Cuidar > Plantas > Arbustos > Pata de Elefante

Pata de Elefante

Características

Também conhecida como Beaucárnea recurvata ou Nolina tuberculata, este arbusto semi lenhoso, nativo da América do Norte e de aparência singular, costuma atingir uma estatura de cerca de cinco metros, podendo, dependendo do espaço disponível, chegar a quase dez metros de altura.

Embora não possua flores muito vistosas, costuma-se cultivá-la devido suas numerosas folhas e seu caule, que devido a protuberância da área onde a planta reserva nutrientes, lembra uma pata de elefante.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Nativa de áreas de baixa pluviosidade do México, essa planta se dá muito bem com o clima seco, além de ter uma boa resistência ao calor. Pode-se criá-la tanto em áreas internas quanto externas, apenas é necessário que se tenha o cuidado para que ela receba um pouco de luminosidade e não fique exposta a geadas prolongadas.

Tipo de Solo

Acostumada a um clima tropical seco, a Beaucárnea necessita de um solo fértil, porém pouco úmido, caso contrário corre o risco do apodrecimento de suas raízes. A melhor forma de preparar o solo antes do plantio (e de mantê-lo depois) é através da adição de adubo orgânico, que é rico em nitrogênio, substância mais utilizada por essa planta, já que ela não é uma grande produtora de flores ou frutos.

Como Cuidar

É aconselhável a compra de mudas devido ao alto índice de não brotamento das sementes se as condições não forem bem controladas, uma vez feito o plantio no solo devidamente preparado como dito acima, devemos regá-la de tempos em tempos, pois planta nenhuma vive sem água, porém com muito cuidado para evitar excessos, é preferível (no caso da Beaucárnea) deixar o solo ressecar um pouco antes da rega do que arriscar encharcá-la.

Caso sua muda for muito pequena, dependendo de onde você mora é melhor plantá-la inicialmente em um vaso e mantê-lo protegido durante o inverno. Quando adulta, transfira-a para seu lugar definitivo, que pode ser um vaso grande ou no jardim.

Fotos em "Pata de Elefante":

    fabiano disse:

    Eu tenho uma pata de elefante,moro em apto eu molho ela cada três semanas ela fica n sala cuidado não por muita agua senão ela apodrece

    Jaqueline disse:

    Boa noite….gostaria de saber como faz para cuidar da beaucarnea,motivo;acabei molhando em excesso,então as folhas acabaram amolecendo e soltando e agora esta so a batata e um talim (meio molhado interno) de 2,5cm…..gostaria de saber se tem recuperação para este tipo de problema.
    Grato.

    jpse disse:

    O filho da puta criador desse site(que e tudo copiado da internet) poderia se dignar a responder as perguntas. Vagabundo disgramido!!!

    Simone disse:

    Bom dia! A minha pata de elefante que se chama San San..as pontas ficam amareladas o que faço para cuidar? Obrigada
    Aguardo retorno

    Ale disse:

    Minha pata de elefante caiu todas as folhas

    me assustei e acabei cortando seu caule!
    ela brota outra vz?

    aquela batata tem que ficar fora da terra??

    quantas vezes por semana eu posso molhar ela?

    karina disse:

    Gostaria de saber se posso deixar minha pata de elefante na sala sem contato com sol, moro em apartamento e não tenho sacada, ela pode ficar sem luz do sol? Devo colocar adulbos ou fertilizantes ou não? Por exemplo aquele 10 10 10 ?

    karina disse:

    Boa tarde, ganhei uma pata de elefante e molhei em excesso, moro em apartamento e deixo ela na sala, o tempo esta quente achei que precisava molhar, mais ai molhei demais, agora ela esta amarelando as folhas e soltando essas folhas amarelas, o que devo fazer?

    leandro medeiros disse:

    A minha pata de elefante deu um lindo pendão de flores.
    Agora secou e posso tirar (podar)

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.