Pata de Elefante

Características

Também conhecida como Beaucárnea recurvata ou Nolina tuberculata, este arbusto semi lenhoso, nativo da América do Norte e de aparência singular, costuma atingir uma estatura de cerca de cinco metros, podendo, dependendo do espaço disponível, chegar a quase dez metros de altura.

Embora não possua flores muito vistosas, costuma-se cultivá-la devido suas numerosas folhas e seu caule, que devido a protuberância da área onde a planta reserva nutrientes, lembra uma pata de elefante.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Nativa de áreas de baixa pluviosidade do México, essa planta se dá muito bem com o clima seco, além de ter uma boa resistência ao calor. Pode-se criá-la tanto em áreas internas quanto externas, apenas é necessário que se tenha o cuidado para que ela receba um pouco de luminosidade e não fique exposta a geadas prolongadas.

Tipo de Solo

Acostumada a um clima tropical seco, a Beaucárnea necessita de um solo fértil, porém pouco úmido, caso contrário corre o risco do apodrecimento de suas raízes. A melhor forma de preparar o solo antes do plantio (e de mantê-lo depois) é através da adição de adubo orgânico, que é rico em nitrogênio, substância mais utilizada por essa planta, já que ela não é uma grande produtora de flores ou frutos.

Como Cuidar

É aconselhável a compra de mudas devido ao alto índice de não brotamento das sementes se as condições não forem bem controladas, uma vez feito o plantio no solo devidamente preparado como dito acima, devemos regá-la de tempos em tempos, pois planta nenhuma vive sem água, porém com muito cuidado para evitar excessos, é preferível (no caso da Beaucárnea) deixar o solo ressecar um pouco antes da rega do que arriscar encharcá-la.

Caso sua muda for muito pequena, dependendo de onde você mora é melhor plantá-la inicialmente em um vaso e mantê-lo protegido durante o inverno. Quando adulta, transfira-a para seu lugar definitivo, que pode ser um vaso grande ou no jardim.

Fotos em "Pata de Elefante":

    Guilherme de Souza Albernaz disse:

    É bom ter a pata de elefante em casa traz alguma sorte kkkk minha vó perguntou

    Julice veneza disse:

    Acabei de adquirir a Beaucarnia, ela ainda e pequena, posso deixa-la no jardim? Como saber a hora certa de trocar o vaso? E uma planta muito exotica. linda…..

    edson disse:

    Tenho uma planta bem grande e com algumas hastes .
    Agora saiu na ponta de algumas flores e me disseram que tenho que cortar as flores se nao a planta morre . Estou com medo de perder a planta. Aguardo resposta.

    Alberto disse:

    Oi, Edson, estou na mesma condição e não consigo uma resposta conclusiva. Você já conseguiu a sua?

    Joana disse:

    A alguns meses minha pata de elefante foi atacada por algum bicho que não consegui ver e desde então não nasceu mais folhas. Parece que apodreceu por dentro, ela está dando mudas do lado. Será que não vai mais recuperar e eu tenho que deixar a muda crescer? Obrigada! Joana

    Flávia Ermani disse:

    Tenho uma planta bem grande e com algumas hastes .
    Agora saiu na ponta de algumas flores e me disseram que tenho que cortar as flores se nao a planta morre . Estou com medo de perder a planta. Aguardo resposta.

    Batata da Silva disse:

    Podes cortar as flores e darás mais nutrientes provinientes das antigas rochas da Macedonia.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.