Cuidar > Plantas > Floríferas > Pata de Vaca ou Bauhínia

Pata de Vaca ou Bauhínia

Características

Esta planta, conhecida também como Árvore Pata de Vaca, Árvore Orquídea, Unha de Vaca, Bauhínia de Hong Kong (Blaqueana ou Forficata, dependendo da espécie) consiste em uma árvore de pequeno porte, cerca de seis metros de estatura, originária de Hong Kong e que se destaca muito pelo fato de produzir flores perfumadas e similares a de uma orquídea e em grande quantidade. Seu nome popular vem de suas folhas que se assemelham ao casco de uma vaca.

Costuma-se cultivar essa planta muito nas calçadas graças a sua excelente aparência, além do fato de suas raízes não quebrarem o chão. Existem algumas propriedades medicinais relacionadas a chás feitos a partir das folhas dessa árvore, mas devemos ser extremamente cuidadosos pois existem cerca de duzentas espécies diferentes de Bauhínias, todas muito semelhantes entre si e alguma delas possuindo folhas venenosas.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Devemos encontrar espaços amplos para essa planta crescer graças a seu porte arbóreo. Embora a maioria das variações como a Bauhínia Forficata dificilmente passarão dos cinco metros de altura, algumas como a Bauhínia Blaqueana podem chegar a atingir dez metros.

Para seu plantio devemos abrir uma cova bem maior que seu torrão, pelo menos o dobro de profundidade e diâmetro, preenchendo o espaço extra de solo devidamente preparado.

Tipo de Solo

É necessário preparar o solo de forma que apresente uma boa drenagem e abundância de matéria orgânica, que provirá nitrogênio para o crescimento da planta. Após abrir a cova para o plantio, adicione areia grossa de adubo orgânico a terra removida, misture bem e retorne-a ao solo.

Como Cuidar

Durante o início da vida da planta ela será mais frágil ao sol direto durante as horas de sol mais forte, motivo esse que talvez ela ficará com uma aparência não tão boa durante o primeiro ano se for cultivada direto no sol. Porém isso não será um grande problema pois não matará a planta e ela sobreviverá muito bem a pleno sol uma vez mais crescida, se você comprar uma muda já grande, simplificará essa fase.

Regue diariamente, principalmente durante as épocas mais quentes e secas do ano, não devemos encharcá-la, mas nunca deixar que fique com o solo totalmente seco, principalmente enquanto a planta for ainda pequena.

Anualmente adicione um pouco mais adubo orgânico ao solo para mantê-lo bem fértil, adicione também adubo NPK rico em fósforo antes das florações para estimular uma maior densidade de flores. Após o término da floração, caso a planta esteja com muitos ramos e flores mortas cobrindo-a, faça uma poda de limpeza.

Fotos em "Pata de Vaca ou Bauhínia":

    Cristina disse:

    Tenho uma pata-de-vaca com idade de 4 anos, mais ou menos. Ela estava linda, saudável. Porém neste inverno, fiz eu mesma uma poda, pois os galhos estavam descontrolados. Depois disso ela começou a ficar com folhas amareladas e galhos secos. Agora vi que começaram a brotar folhas em alguns galhos. O que devo fazer com os que estão secos? No momento ela está com algumas flores. Grata pela atenção.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.