Cuidar > Plantas > Floríferas > Pata de Vaca ou Bauhínia

Pata de Vaca ou Bauhínia

Características

Esta planta, conhecida também como Árvore Pata de Vaca, Árvore Orquídea, Unha de Vaca, Bauhínia de Hong Kong (Blaqueana ou Forficata, dependendo da espécie) consiste em uma árvore de pequeno porte, cerca de seis metros de estatura, originária de Hong Kong e que se destaca muito pelo fato de produzir flores perfumadas e similares a de uma orquídea e em grande quantidade. Seu nome popular vem de suas folhas que se assemelham ao casco de uma vaca.

Costuma-se cultivar essa planta muito nas calçadas graças a sua excelente aparência, além do fato de suas raízes não quebrarem o chão. Existem algumas propriedades medicinais relacionadas a chás feitos a partir das folhas dessa árvore, mas devemos ser extremamente cuidadosos pois existem cerca de duzentas espécies diferentes de Bauhínias, todas muito semelhantes entre si e alguma delas possuindo folhas venenosas.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Devemos encontrar espaços amplos para essa planta crescer graças a seu porte arbóreo. Embora a maioria das variações como a Bauhínia Forficata dificilmente passarão dos cinco metros de altura, algumas como a Bauhínia Blaqueana podem chegar a atingir dez metros.

Para seu plantio devemos abrir uma cova bem maior que seu torrão, pelo menos o dobro de profundidade e diâmetro, preenchendo o espaço extra de solo devidamente preparado.

Tipo de Solo

É necessário preparar o solo de forma que apresente uma boa drenagem e abundância de matéria orgânica, que provirá nitrogênio para o crescimento da planta. Após abrir a cova para o plantio, adicione areia grossa de adubo orgânico a terra removida, misture bem e retorne-a ao solo.

Como Cuidar

Durante o início da vida da planta ela será mais frágil ao sol direto durante as horas de sol mais forte, motivo esse que talvez ela ficará com uma aparência não tão boa durante o primeiro ano se for cultivada direto no sol. Porém isso não será um grande problema pois não matará a planta e ela sobreviverá muito bem a pleno sol uma vez mais crescida, se você comprar uma muda já grande, simplificará essa fase.

Regue diariamente, principalmente durante as épocas mais quentes e secas do ano, não devemos encharcá-la, mas nunca deixar que fique com o solo totalmente seco, principalmente enquanto a planta for ainda pequena.

Anualmente adicione um pouco mais adubo orgânico ao solo para mantê-lo bem fértil, adicione também adubo NPK rico em fósforo antes das florações para estimular uma maior densidade de flores. Após o término da floração, caso a planta esteja com muitos ramos e flores mortas cobrindo-a, faça uma poda de limpeza.

Fotos em "Pata de Vaca ou Bauhínia":

    Ana Guterres disse:

    Tenho em meu jardim, 3 patas de vaca, já a uns 10 anos. A poda esse ano foi feita em abril, quando normalmente costumo podar em junho ou julho. Será que é por isso que elas estão custando mais para crescer e os galhos estão se quebrando toda vez que venta muito? O quê pode estar acontecendo ou o que devo fazer pra corrigir possíveis erros!!

    Ligia disse:

    Estou pesquisando tipo de árvore com raiz pequena para ser plantada próxima de minha casa. Recentemente tive que cortar um abacateiro que enraizou por baixo da casa. Peço sugestões de árvores com flores. Do local até a edificação tem 2 metros. Grata.

    géssica disse:

    acho linda as flores do pé de pata de vaca, e eu queria muito saber se tem como saber de que cor se trata a muda, pois eu ganhei uma na semana do meio ambiente.

    Rafaella disse:

    Gostaria de saber, quanto mede o tamanho da raiz de uma árvore pata de vaca, estou fazendo uma pesquisa sobre árvores de 60cm a 1m de raiz, que podem ser plantadas em calçadas de rua, porém não encontro, como vi que essa seria uma boa opção de plantio em calçadas, queria saber sobre a informação do tamanho de suas raízes. Obrigada, aguardo resposta!

    jane cleide disse:

    gostaria de algumas muda moro em maceio/al são lindas por favor mim responda e quanto custa

    Ângelo disse:

    Jane, tudo bom? Tente ver se na prafeitura, na secretatira de Controle Urbano(ou algo parecido) tem uma Sementeira. Pois aqui no Recife, eu pedi uma para prefeitura e eles já plantaram e sempre cuidam dela.

    Verena disse:

    Olá,
    Plantei há 9 meses atrás uma pata-de-vaca já grande (+ou- 4M) só o tronco sem folhas. As folha logo apareceram da parte mais baixa até o alto da árvore, porem elas secam logo ( de fora para dentro até cairem). Moro numa área muito próxima ao mar, com muito sol…que devo fazer para melhorar esta situação e ver minha árvore progredir?
    Obrigada.

    ESPAÇAMENTO disse:

    Vou plantar cinco mudas de pata de vaca. Qual é o espaçamento ideal entre as mudas?
    Grato.

    Denise Ferreira disse:

    Eu tenho algumas patas de vaca na minha chácar que já tem mais de 5 anos e estão bem altas e bonitas, mas nunca deram flores. Porque será?

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.