Cuidar > Plantas > Árvores > Pau Brasil

Pau Brasil

Características

Embora o pau de ferro e a sibipiruna sejam muitas vezes chamados de pau brasil, é a espécie de nome científico Caesalpinia echinata a famosa árvore de madeira avermelhada que ficou famosa por influenciar na escolha do nome de nosso país, que graças a isso ganhou até um dia em sua homenagem, 3 de maio, o dia nacional do pau brasil.

Esta planta atinge cerca de quinze metros de estatura, não possui raízes muito agressivas, podendo ser plantadas próximo a passeios, apresenta lindas flores amarelas de interior vermelho esporadicamente e folhas relativamente pequenas. Caso não receba podas de formação durante seu crescimento, o pau brasil costuma desenvolver alguns ramos muito baixos, o que atrapalharia caso o objetivo do seu plantio seja prover sombra para carros nas calçadas.

A madeira produzida é de alta densidade e qualidade, podendo ser utilizada também para a produção de pigmentos avermelhados. Graças a esta grande utilidade, esta árvore foi predatóriamente cortada no passado, o que reduziu bastante sua presença na mata atlântica, seu local de origem. Atualmente é proibido por lei o corte do pau brasil sem autorização do governo.

Cultivo

Onde e Como Plantar

O pau brasil é uma árvore típica da mata atlântica, não apresentando nenhum problema no seu cultivo na maior parte do país. Deve-se apenas observar se o local onde ocorrerá o plantio existe espaço para comportar o espécime.

Antes de realizar a transferência da muda para o local escolhido, devemos cavar uma cova maior que o torrão e preencher o espaço extra com uma mistura de terra e adubo orgânico, no intuito de aumentar a fertilidade do terreno.

Como Cuidar

Deve-se irrigar a planta diariamente durante suas primeiras semanas, sem nunca encharcar a terra, mas sempre mantendo-a úmida. Após o período de adaptação da planta, mantenha regas periódicas para evitar que o solo seque completamente, semestralmente reforce a dose de fertilizante.

Se você estiver cultivando um pau brasil em sua calçada para que quando ele cresça prover sombra ao seu automóvel, deve prestar atenção no brotamento de galhos laterais e realizar uma poda de formação de tempos em tempos, ou estes galhos ficarão muito baixos, atrapalhando o trafego na rua.

Fotos em "Pau Brasil":

    vasco malta disse:

    tenho um pe de pau brasil plantado no mes de abril
    de 2000 esta lindo pergunto eu existe algum beneficio financeiro para cuidar do mesmo.

    michelle disse:

    Quero plantar um pau Brasil na frente da varanda da minha casa, mas tenho uma piscin de fibra. Quanto de distância da piscina devo planta?r. Se eu colocar ao lado da piscina irá danificá lá?

    Shirley disse:

    Plantei uma muda de pau-brasil no local onde trabalho e ela estava com 50cm de altura, mas de repente caiu todos os brotos, aparentava ter morrido, mas apareceram novos brotos,mas logo caem também sem se desenvolverem, o que faço?

    liliza disse:

    Transferi meu pau brasil pra um vaso bem grande ( 80X 80) e espero que ele cresça mais. Deixo a terra umida sempre e fertilizo. Está numa varanda voltada pra leste, com algum vento que leva suas folhas vez por outra. Novas nascem rapidamente. Porém há um galho que não nasce mais e não sei quando e como faço a poda.

    matias disse:

    Ganhei uma muda de pau-brasil a dois anos atras que tinha aproximadamente 30cm, hj ela ta com uns 2m , vou planta-la na calçada em frente a minha casa essa semana. Como o pau brasil tem o crescimento lento. Alguém poderia me dizer se ha algum fertilizante ou adubo que faça essa planta crescer mais rápido?.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.