Pau Brasil

Plantas > Árvores > Pau Brasil

Características

Embora o pau de ferro e a sibipiruna sejam muitas vezes chamados de pau brasil, é a espécie de nome científico Caesalpinia echinata a famosa árvore de madeira avermelhada que ficou famosa por influenciar na escolha do nome de nosso país, que graças a isso ganhou até um dia em sua homenagem, 3 de maio, o dia nacional do pau brasil.

Esta planta atinge cerca de quinze metros de estatura, não possui raízes muito agressivas, podendo ser plantadas próximo a passeios, apresenta lindas flores amarelas de interior vermelho esporadicamente e folhas relativamente pequenas. Caso não receba podas de formação durante seu crescimento, o pau brasil costuma desenvolver alguns ramos muito baixos, o que atrapalharia caso o objetivo do seu plantio seja prover sombra para carros nas calçadas.

A madeira produzida é de alta densidade e qualidade, podendo ser utilizada também para a produção de pigmentos avermelhados. Graças a esta grande utilidade, esta árvore foi predatóriamente cortada no passado, o que reduziu bastante sua presença na mata atlântica, seu local de origem. Atualmente é proibido por lei o corte do pau brasil sem autorização do governo.

Cultivo

Onde e Como Plantar

O pau brasil é uma árvore típica da mata atlântica, não apresentando nenhum problema no seu cultivo na maior parte do país. Deve-se apenas observar se o local onde ocorrerá o plantio existe espaço para comportar o espécime.

Antes de realizar a transferência da muda para o local escolhido, devemos cavar uma cova maior que o torrão e preencher o espaço extra com uma mistura de terra e adubo orgânico, no intuito de aumentar a fertilidade do terreno.

Como Cuidar

Deve-se irrigar a planta diariamente durante suas primeiras semanas, sem nunca encharcar a terra, mas sempre mantendo-a úmida. Após o período de adaptação da planta, mantenha regas periódicas para evitar que o solo seque completamente, semestralmente reforce a dose de fertilizante.

Se você estiver cultivando um pau brasil em sua calçada para que quando ele cresça prover sombra ao seu automóvel, deve prestar atenção no brotamento de galhos laterais e realizar uma poda de formação de tempos em tempos, ou estes galhos ficarão muito baixos, atrapalhando o trafego na rua.

23 comentários em “Pau Brasil”

  1. Olá, Uma vez o governos fez um programa para distribuir mudas de pau brasil meu pai pegou uma, Dai já está com uns 15 anos, Hj nos temos cerca de umas 100 unidades plantadas em volta da nossa propriedade e muitas outras mudas,E sempre que alguém pede uma nos damos, Seria bom de tivesse incentivo para que pessoas conseguissem mudas,

Deixe uma resposta