Petúnia

Plantas > Floríferas > Petúnia

Características

As espécies do gênero “petúnia”, tais como a Petúnia x hybrida e a Petúnia integrifólia, são herbáceas de pequeno porte nativas da região subtropical da América do sul e que em geral são cultivadas em vasos ou pequenas jardineiras graças as suas numerosas flores coloridas. Cada flor de petúnia contêm cinco pétalas geralmente de coloração avermelhada ou azulada que costumam ser desenhadas por manchas brancas simétricas.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Embora a petúnia viva bem sob o sol em lugares de clima mais amenos, como no sul, a maioria das espécies de petúnia podem sofrer queimaduras se criadas a pleno sol em regiões equatoriais, a exceção para essa regra é a variação integrifólia, também conhecida como perene, que sobrevive muito bem mesmo em ambientes mais quentes. A petúnia pode ser plantada a partir de sementes, porém requer um cuidado muito grande em suas primeiras semanas, por isso aconselhamos que pessoas interessadas em pequenas criações que adquiram mudas.

Tipo de Solo

O solo ideal para essa planta é o típico tropical de florestas, altamente fértil e abundante em matéria orgânica, logo, antes do plantio prepare a terra com bastante adubo e reforce a dose a cada alguns meses. Pode-se utilizar NPK rico em fósforo também para estimular uma floração mais intensa.

Como Cuidar

O cultivo desta herbácea não é muito complicado, a planta não tem muitos problemas com as épocas mais frias do ano e é bem flexível quanto a luminosidade, apenas mantenha o solo ligeiramente úmido com irrigações diárias, mas sem encharque, e a planta crescerá bem. A parte mais complicada é que para manter a petúnia bonita por mais tempo é necessário replantá-la no final do ano, para assim remover ramos mortos e arejar a planta.

47 comentários em “Petúnia”

  1. ola trabalho num viveiro criador de mudas de flores,semeie flores de inverno como petunia,boca de leao e amor perfeito como faço para cuidar essas flores depois da repicagem

  2. Olá, fiz uma cantareira na janela do meu quarto
    porem la nao pega sol a tarde levo para outra janela que tem sol direto,elas rapidamente murcham no sol ai levo para a outra. Minha duvida: elas nao gostam de pleno sol pois dez minutos ja é suficiente para murcharem.

    1. Moro em lugar quente demais e úmido. Minhas petúnias adoram o solão daqui mas as flores não sõ tão grandes quanto as q vemos na internet. Após a floradas, em 20 a 25 dias os galhos que floriram começam a secar e daí eu corto na altura de algum broto novo e o galho se renova e flora de novo. E esse procedimento mantém sempre galhos e flores novas. Senão teremos que conviver com flores mas galhos secos misturados, bem feinhos por sinal.

  3. Olá boa noite, minhas petúnias estão murchando, morreram algumas mudas,plantei outras e as folhas continuam ficando muchas, depois ficam como que apodrecida e morrem, será por causa do modo em que plantei, em canos de 100 ?

Deixe uma resposta