Pingo de Ouro

Plantas > Arbustos > Pingo de Ouro

Características

Esta planta extremamente popular no Brasil, utilizada muito em cercas vivas, frentes de casas e praças com decoração topiária, possui a alcunha científica de Duranta repens aurea e é uma subespécie da violeteira (Duranta repens), o que gera algumas confusões graças à enorme semelhança entre as duas plantas.

O pingo de ouro consiste em um arbusto lenhoso que dificilmente ultrapassa dois metros de estatura, apresenta como principais características o alto metabolismo (que resulta em rápido crescimento e grande necessidade de nutrientes), pequenas e numerosas folhas verde claro, que dão uma aparência densa à planta, fácil modelação através de técnicas de poda topiária e a presença de pequenas flores amarelas, o constitui a diferença mais visível para leigos entre o pingo de ouro e a violeteira, que apresenta flores violetas.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Geralmente o plantio é realizado através de mudas de pingo de ouro, uma vez que as sementes desta planta são difíceis de brotar, plantadas em covas em solo devidamente preparado, quanto à localização, devemos escolher um ponto onde o arbusto receba bastante sol, principalmente em sua base, que na ausência de luz fica sem folhas, dando um aspecto “pelado” à planta.

Tipo de Solo

Utilize uma mistura de solo de alta fertilidade, com bastante adubo orgânico. Semestralmente reforce um pouco a dose de forma a mantê-lo fértil.

Como Cuidar

A planta pingo de ouro possui um metabolismo muito alto, isto dá a vantagem dela crescer rápido e se recuperar de traumas com facilidade, porém vem ao custo de necessitar de água diariamente, ou secará muito rapidamente.

Se você deseja mantê-la em um formato preciso, necessitará de podas frequentes, até mesmo mais de uma por semana em casos extremos. É bem fácil modelar o pingo de ouro, porém ele rapidamente começa a crescer e sair do formato novamente.

52 comentários sobre “Pingo de Ouro”

  1. Olá retirei as mudas do pé, e já as plantei direto no solo, sem deixar no saquinho com terra e adubo ela se desenvolvera mesmo assim? Aguardo a resposta obrigado..

Deixe uma resposta