Pingo de Ouro

Características

Esta planta extremamente popular no Brasil, utilizada muito em cercas vivas, frentes de casas e praças com decoração topiária, possui a alcunha científica de Duranta repens aurea e é uma subespécie da violeteira (Duranta repens), o que gera algumas confusões graças à enorme semelhança entre as duas plantas.

O pingo de ouro consiste em um arbusto lenhoso que dificilmente ultrapassa dois metros de estatura, apresenta como principais características o alto metabolismo (que resulta em rápido crescimento e grande necessidade de nutrientes), pequenas e numerosas folhas verde claro, que dão uma aparência densa à planta, fácil modelação através de técnicas de poda topiária e a presença de pequenas flores amarelas, o constitui a diferença mais visível para leigos entre o pingo de ouro e a violeteira, que apresenta flores violetas.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Geralmente o plantio é realizado através de mudas de pingo de ouro, uma vez que as sementes desta planta são difíceis de brotar, plantadas em covas em solo devidamente preparado, quanto à localização, devemos escolher um ponto onde o arbusto receba bastante sol, principalmente em sua base, que na ausência de luz fica sem folhas, dando um aspecto “pelado” à planta.

Tipo de Solo

Utilize uma mistura de solo de alta fertilidade, com bastante adubo orgânico. Semestralmente reforce um pouco a dose de forma a mantê-lo fértil.

Como Cuidar

A planta pingo de ouro possui um metabolismo muito alto, isto dá a vantagem dela crescer rápido e se recuperar de traumas com facilidade, porém vem ao custo de necessitar de água diariamente, ou secará muito rapidamente.

Se você deseja mantê-la em um formato preciso, necessitará de podas frequentes, até mesmo mais de uma por semana em casos extremos. É bem fácil modelar o pingo de ouro, porém ele rapidamente começa a crescer e sair do formato novamente.

Fotos em "Pingo de Ouro":

    Leticia disse:

    Boa noite, alguém sabe se o pingo de ouro é tóxico para animais? Pretendo fazer uma cerca viva, mas tenho cachorros e preciso saber se não é uma planta tóxica para eles..

    Selma disse:

    Oi Letícia, eu tenho uma cerca viva de pingo de ouro e o meu cachorro nunca teve nada. O único problema é as regadas que ele dá nas plantas, pois a urina seca as folhas ficando com um aspecto feio . Caso você faça uma cerca viva, aconselho fazer uma cerca, evitando assim, que os animais quebrem os pingos de ouro e as reguem levantando as pernas. Um abraço.

    alan disse:

    TENHO ESTE MESMO PROBLEMA TENHO DOIS DOGS QUE DE VEZ EM QUANDO DA UMAS REGADINHAS NA PLANTA RSRS

    Tabata disse:

    Gostaria de saber como devo cuidar pingo de ouro de cedrinho que faziam cerca viva foram queimados!!!! pelo terreno abandonado ao lado. Obrigado eles tem em torno de 7 anos

    Rafael disse:

    Será que existe alguma espécie com as mesmas características do pingo de ouro,para que possamos fazer o delineamento de jardins,mais com origem Brasileira(Nativa)???

    Thiago Marques disse:

    Ola, Boa tarde.

    Comprei seis mudas da planta Pingo de Ouro.
    E plantei em um canteiro em minha casa.
    No momento de plantar fiquei em duvida se deveria retirar o saco que acompanhava a muda ou não. Acabei retirando o saco de todas as mudas. Apos 4 dias observei que as plantas estão murchas.
    Estou colocando água 2 vezes ao dia.

    o que devo fazer para reverter esse caso?

    att, Thiago Marques

    Selma disse:

    Bom dia, Thiago, eu não sou especialista em plantas ornamentais, mas também comprei 15 mudas de pingo de ouro e pra plantá-las, você fez o certo que foi retirar os saquinhos plásticos. Também não pode retirar a terra que envolve as raízes da muda, ou seja, têm que plantá-las com a terra que veio. Eu acho que foi por isso que as suas murcharam. Regue-as todos os dias pela manhã e a noite. Espero ter ajudado você. Um abraço.

    Ricardo disse:

    Boa noite. Qual a técnica para se podar o pingo de ouro? Como podá-lo uniformemente? Grato!

    Tatiane disse:

    Boa noite

    No meu jardim o pingo de ouro está com cupim , cmo devo tratar,pois ele está secando de dentro para fora.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.