Cuidar > Plantas > Pragas

Pragas

Quem já cultivou alguma variedade vegetal provavelmente já teve problema com algum tipo de praga, principalmente em hortas e pomares. No entanto, muitas pessoas não sabem exatamente o que são as pragas e por isso não sabem como combatê-las de forma eficiente.

As pragas são espécies nocivas à plantas cultivadas no local, e podem provocar diversos danos principalmente ao fato de se proliferarem rapidamente. Essas pragas também provocam diversos prejuízos financeiros em plantações agrícolas.

Embora o termo “pragas” seja empregado geralmente para animais em especial os insetos, plantas também podem ser pragas como o caso da erva daninha ou outras espécies vegetais que prejudicam o crescimento de outras plantas.

Doenças também são consideradas pragas, por exemplo fungos, vírus, bactérias entre outros.

Existe uma forma de combate para cada tipo de praga, sendo importante conhecer sobre as características da praga que se quer combater, para obter mais eficiência na eliminação do problema.

No entanto o ideal mesmo é prevenir o aparecimento das pragas, para que as plantas cresçam saudáveis e bonitas.



Taturana

Lagarta muito comum que costuma atacar plantas frutíferas, as taturanas são muito temidas devido as suas doloridas queimaduras. Aprenda neste artigo a como evitar que estes animais comam suas plantas, e também sobre o que fazer quando for queimado.



Caramujo

Aprenda a se prevenir contra esta praga que além de representar um problema para a plantação, esses animais podem ser vetores de doenças. Eles atacam as plantas devorando suas folhas, botões e caule, muitas vezes chegando à raiz da planta.



Ferrugem

Neste texto você aprenderá que o excesso de água nas plantas podem causar vários tipos de fungos, entre eles a ferrugem; os fungos podem prejudicar grandemente as plantas, prejudicando seu desenvolvimento e deixando suas folhas doentes. Devido a isto ensinamos aqui como evitá-los.



Formiga

As formigas podem representar grande problema, em especial as formigas “cortadeiras”, que cortam pedaços das folhas para levar ao formigueiro, onde as folhas servem de alimento para um fungo cultivado dentro do formigueiro para servir de alimento às formigas. O estrago pode ser total dependendo da quantidade de formigas cortadeiras, por isto devemos aprender bem como evitar este mal em nossos jardins.



Lagartas

Existem diversos tipos se lagartas que prejudicam o crescimento natural de nossas plantas, neste artigo falamos sobre dois dos tipos mais comuns, a lagarta rosca e a mineradora.



Larvas

Existem diversos tipos de larvas nocivas às plantações, como a rosca, a agulha e a minadora (os nomes são uma referência ao formato da larva ou à forma de ataque). Elas se alimentam da planta provocando a morte destas por desnutrição, sendo que algumas espécies causam danos como cortes no caule e folhas. A ação de algumas larvas deixa a planta susceptível ao ataque de fungos ou outras pragas e doenças, devido a isto fizemos este artigo para ensiná-lo a como evitar esta praga.



Mandaruvá

Lagarta muito comum, principalmente para quem possui plantas com bainha, como as palmeiras, o mandruvá é capaz de causar enormes estragos nas folhas em pouquíssimo tempo, devido a isto é importante conhecer e combater ativamente esta praga.



Mosca das Frutas

Existem várias espécies de insetos conhecidos genericamente como mosca das frutas, neste artigo ensinamos algumas formas de identificar e combatê-los, para que assim você tenha conhecimentos para cuidar melhor de seu pomar.



Pulgão

Os pulgões representam um verdadeiro problema para a agricultura, pois se alojam em plantas tenras para se alimentar de sua seiva, provocando inclusive a morte das plantas afetadas. Além disso eles podem aparecer em qualquer época do ano, sendo mais comuns em épocas quentes. A velocidade de reprodução desses animais é muito grande, por isso devem ser combatidos rapidamente.