Trepadeiras

As trepadeiras são plantas que se caracterizam por necessitar de um apoio para que cresçam apropriadamente na vertical. Algumas delas podem ser criadas sem nenhum apoio, porém ficarão com a aparência de um amontoado no chão, o que dificilmente é o objetivo de quem as cultiva.

Não devemos confundi-las com as pteridófitas, que são plantas que crescer totalmente apoiadas em um hospedeiro. As trepadeiras são enraizadas no solo e utilizam o apoio apenas para poderem ter uma maior estatura.

Costuma-se utilizar as trepadeiras tanto para cobrir telas sobre paredes quanto para crescerem sobre armações de cercas, criando assim cercas vivas que dão um aspecto mais natural a divisão que se deseja fazer.

Nessa categoria do site listamos várias plantas que podem ser criadas como trepadeiras, incluímos algumas fotos e explicamos de forma resumida e direta como cultivar essas plantas, para você que deseja cultivar alguma tenha todas as informações necessárias para escolher a planta adequada ao seu gosto.



Hera

Existem várias espécies diferentes de mesmo gênero que são conhecidas como Hera e muito comumente utilizadas para cobrir paredes e formar cercas vivas. Falaremos um pouco aqui sobre essas diferentes plantas.



Unha de Gato

Existem duas plantas conhecidas como unha de gato no Brasil, ambas trepadeiras, uma delas é comumente usada para cobrir muros na cidade e outra para fins medicinais. Aprenda nesse artigo como diferenciá-las, suas aplicações e formas de cultivo.



Falsa Vinha

Aprenda sobre as características e formas de cultivos desta que é uma das maiores trepadeiras utilizadas no paisagismo, possuidora de folhagens muito vistosas e densas capazes de cobrir dezenas de metros de muros e cercas.



Sapatinho de Judia

Conheça esta planta cujo nome vêm de suas lindas flores amarelas, neste artigo forneceremos dicas sobre seu cultivo, além de várias fotos de mudas, flores e exemplares.



Dipladênia

Artigo sobre a trepadeira Dipladênia, planta de origem brasileira que produz uma cobertura rarefeita, porém bem florida, sobre o substrato onde ela se desenvolve.



Tumbérgia

Artigo sobre essa classe de plantas arbustivas consideradas trepadeiras e que apresentam flores com a propriedade de atrair beija-flores, aprenda suas principais características e como cultivá-las.



Amor Agarradinho

A trepadeira Amor Agarradinho é uma planta de crescimento lento porém capaz de cobrir extensas áreas e se manter bem florida, aprenda mais sobre essa planta neste artigo.