Quaresmeira

Plantas > Árvores > Quaresmeira

Se procura sobre a forração de mesmo nome popular, veja “Quaresmeira Rasteira”.

Características

De nome cientifico “Tibouchina granulosa”, essa planta é uma árvore de aproximadamente dez metros de estatura originária do Brasil que possui a característica de apresentar uma floração bem intensa durante o começo do ano, coincidindo assim com o período da quaresma cristã, dai seu nome. Durante o final do ano, na época do outono, a Quaresmeira também costuma florir se bem cuidada.

Ela possui uma copa geralmente densa com um verde escuro bem forte, o que faz dela uma árvore que dá bastante sombra todo ano, além de seus frutos serem bem pequenos e a queda deles não proporcionar riscos de danos a ninguém, graças a isso e a beleza de quando flori, esta árvore é muito aconselhada para quem deseja plantar em frente a sua casa.

Como Cuidar

Esta é uma árvore extremamente forte que não necessita de muitos cuidados, porém se você se der o trabalho de seguir alguns conselhos básicos ela crescerá muito mais rápido e florescerá melhor:

  • Ao plantar a muda, cave um buraco de profundidade bem maior que o do torrão da planta e preencha-o com uma mistura de terra, areia grossa e fertilizante orgânico. Assim a planta terá um bom espaço de terra fofa para crescer, os nutrientes necessários e uma boa drenagem, que evita o encharcamento excessivo na época das chuvas, coisa que pode causar o aparecimento de fungos na planta.
  • Plante-a em local bem ensolarado para que possa realizar fotossíntese durante quase todo o dia e assim crescer melhor.
  • Irrigue-a diariamente, principalmente durante o primeiro ano que a planta ainda tem um porte pequeno. Árvores grandes quando mais velhas têm a capacidade de armazenar água e sobreviver semanas sem uma irrigação, porém quando novas crescem muito melhores se devidamente regadas.
  • É uma planta que tolera o frio, porém não extremo/congelante. Evite-a se você mora em cidades onde a temperatura cai abaixo de 0 graus em algumas épocas do ano pois isso pode congelar e matar essa árvore facilmente.

58 comentários em “Quaresmeira”

  1. Plantei uma muda de quaresmeira a aproximadamente 4 meses, houve um progresso com o surgimento de alguns brotos, entretanto atualmente as folhas estão amarelando e com as pontas na cor de ferrugem. O que fazer para que a planta prospere? Como o combater o amarelão nas folhas. O que posso utilizar para fortalecer a planta?

  2. Boa noite plantei uma muda de quaresmeira roxa, tem em média 1,60 cm de altura quais são os cuidados necessário e quando é preciso fazer a primeira pode na arvore.
    Obs: deixa recado no meu e-mail.
    Obrigado.

  3. gostaria de saber sobre minha quaresmeira, é o mesmo caso do rinaldo aki acima, moro em rondonia e a minha quresmeira vive com as folhas amareladas e por fim enferrujam e caem, eu preciso estar o tempo todo retirando as folhas pra não contaminar todas, gostaria de saber se é pq em rondonia chove demais e a quaremeira não gosta de muita água, outra coisa ainda não podei minha árvore, ela fica na calçada mais ainda não podei ela, ela tem mais ou menos uns dois anos, por favor me responda pelo email, pq não tenho mto tempo pra vir aqui ver suas respostas, por favor me responda urgente! obrigada!

Deixe uma resposta