Quaresmeira

Plantas > Árvores > Quaresmeira

Se procura sobre a forração de mesmo nome popular, veja “Quaresmeira Rasteira”.

Características

De nome cientifico “Tibouchina granulosa”, essa planta é uma árvore de aproximadamente dez metros de estatura originária do Brasil que possui a característica de apresentar uma floração bem intensa durante o começo do ano, coincidindo assim com o período da quaresma cristã, dai seu nome. Durante o final do ano, na época do outono, a Quaresmeira também costuma florir se bem cuidada.

Ela possui uma copa geralmente densa com um verde escuro bem forte, o que faz dela uma árvore que dá bastante sombra todo ano, além de seus frutos serem bem pequenos e a queda deles não proporcionar riscos de danos a ninguém, graças a isso e a beleza de quando flori, esta árvore é muito aconselhada para quem deseja plantar em frente a sua casa.

Como Cuidar

Esta é uma árvore extremamente forte que não necessita de muitos cuidados, porém se você se der o trabalho de seguir alguns conselhos básicos ela crescerá muito mais rápido e florescerá melhor:

  • Ao plantar a muda, cave um buraco de profundidade bem maior que o do torrão da planta e preencha-o com uma mistura de terra, areia grossa e fertilizante orgânico. Assim a planta terá um bom espaço de terra fofa para crescer, os nutrientes necessários e uma boa drenagem, que evita o encharcamento excessivo na época das chuvas, coisa que pode causar o aparecimento de fungos na planta.
  • Plante-a em local bem ensolarado para que possa realizar fotossíntese durante quase todo o dia e assim crescer melhor.
  • Irrigue-a diariamente, principalmente durante o primeiro ano que a planta ainda tem um porte pequeno. Árvores grandes quando mais velhas têm a capacidade de armazenar água e sobreviver semanas sem uma irrigação, porém quando novas crescem muito melhores se devidamente regadas.
  • É uma planta que tolera o frio, porém não extremo/congelante. Evite-a se você mora em cidades onde a temperatura cai abaixo de 0 graus em algumas épocas do ano pois isso pode congelar e matar essa árvore facilmente.

69 comentários em “Quaresmeira”

  1. Olha quando plantei fizemos a poda bem nos primeiros anos ela é de fácil cultivo fazemos a manutenção dela das galhadas pois a chuva deixa os galhos bem pesados fiz até um cercado no pé e plantei rasteiras ficou muito bonito!!!!

  2. CAROS AMIGOS.
    BOA NOITE.
    Venho por meio deste solicitar uma ajuda. Tenho paixão por esta planta já comprei 4 pés porem só um vingou, já deu flores bem pouca porem o pé continua do mesmo tamanho.
    Gostaria de possuir as sementes e saber como cultivar. Moro em Salvador BA clima tropicam com muito sol.
    Meus muito obrigado
    Salvador BA 12/ 01 2016

Deixe uma resposta