Cuidar > Plantas > Árvores > Quaresmeira

Quaresmeira

Se procura sobre a forração de mesmo nome popular, veja “Quaresmeira Rasteira”.

Características

De nome cientifico “Tibouchina granulosa”, essa planta é uma árvore de aproximadamente dez metros de estatura originária do Brasil que possui a característica de apresentar uma floração bem intensa durante o começo do ano, coincidindo assim com o período da quaresma cristã, dai seu nome. Durante o final do ano, na época do outono, a Quaresmeira também costuma florir se bem cuidada.

Ela possui uma copa geralmente densa com um verde escuro bem forte, o que faz dela uma árvore que dá bastante sombra todo ano, além de seus frutos serem bem pequenos e a queda deles não proporcionar riscos de danos a ninguém, graças a isso e a beleza de quando flori, esta árvore é muito aconselhada para quem deseja plantar em frente a sua casa.

Como Cuidar

Esta é uma árvore extremamente forte que não necessita de muitos cuidados, porém se você se der o trabalho de seguir alguns conselhos básicos ela crescerá muito mais rápido e florescerá melhor:

Fotos em "Quaresmeira":

    silvelena disse:

    oi boa tarde!! estou muito chateada pois estou plantando a minha segunda muda de quaresmeira a primeira morreu e a segunda tbm esta morrendo como é o plantio dela essa que plantei esta num cubo de cimento estreito e ela foi plantada não muito funda por favor me ensina como se planta a QUARESMEIRA. OBG

    rinaldo disse:

    Boa tarde! vi algumas perguntas e não vi nenhuma resposta sobre, o porque as quaresmeiras, em suas folhas ficam enferrujadas, a minha eu ainda não podei, só to esperando elas pararem de florir, mais suas folhas na maioria estão quase todas com ferrugem, o que fazer? não sei se é porque moro em Rondônia e aqui o clima nessa época é muito chuvoso, não tenho o q fazer qto a isso, mais em relação as folhas como acabar com essa ferrugens, esse amarelão das folhas? espero q me responda por email, pq quase não tenho tempo para procurar nessa página. Obrigada!

    rinaldo disse:

    Olá!
    estou com uma quaresmeira doente, as folhas dos brotos existe alguma explicação para as folhas da quaresmeira estarem ficando arroxeadas? Por fim amarelam e caem. O que posso estar fazendo? A muda já está com cerca de um ano. Att. enrolando e resecados, o que faço?

    Talita disse:

    Tenho uma quaresmeira roxa em frente a minha casa, ela já estava cheia de botões, no entanto em apenas uma semana ela morreu, secou totalmente, não consigo enchegar o que foi….aparentemente ele estava linda. Será que alguem o que pode ter ocorrido

    dayse disse:

    boa noite
    ganhei uma muda de quaresmeira mas não tenho onde plantar …será q posso plantar num vaso bem grande ?sera q ela cresce e vai florescer?
    acho linda essa arvore.
    aguardo resposta

    obrigada

    Marselha disse:

    Bom dia,
    Tenho uma quaresmeira na frente da minha casa e sei q essa época é de floração, a minha está triste com poucas flores e parece doente, pois estava cheia de botões e abriram só algumas, os galhos estão secando, sendo que de um lado abriu flores mas do outro dá impressão de estar morrendo…a casca parece estar escamando…fiquei muito triste ao vê-la assim…o q devo fazer, pois ano passado nessa época ela estava cheia de flores

    Cabral disse:

    Bom dia . tenho uma quaresmeira em casa.plantada em tubo no chão as folhas são pequenas e não muito verdes e caem com facilidade que será que está acontecendo .falta de alguns componentes .por favor me ajudem a salva-la OBGDO urguente

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.