Ráfia

Características

A palmeira Ráfia, pertencente ao gênero Raphia, é uma planta de trato simples geralmente utilizada em interiores para fazer a decoração de ambientes sérios, tais como consultórios e escritórios.

Suas cerdas também são utilizadas para fazer sacolas duráveis e biodegradáveis. Existem também sacolas de ráfia feitas a partir de uma forma de plástico similar as tirar orgânicas da planta, porém com a desvantagem de não ser biodegradável.

Como Cuidar

Esta é uma planta de crescimento muito lento, logo demora muito para se recuperar de danos, porém também apresenta a vantagem de necessitar de pouca água e iluminação. Obviamente precisa ser regada e precisa de luz para sobreviver como toda planta, porém pode muito bem ser criada dentro de casa e regada apenas quando o solo estiver seco.

Geralmente as ráfias apresentam manchas amareladas nas folhas se tiverem sofrendo de alguma falta de nutrientes ou contaminação por fungos ou outros parasitas, plante-a sempre em solo bem equilibrado e regue o suficiente, mas sem encharcar para evitar problemas. Se aparecerem as manchas amarelas, verifique se está havendo excesso ou falta de rega (em caso de excesso será visível a formação de fungos no solo, de falta, estará muito seco) e aplique um pouco de adubo, a recuperação será bem lenta graças ao metabolismo desta planta.

Fotos em "Ráfia":

    NAZIR disse:

    Bom dia,
    Comprei uma raphia em uma flora, só que ela estava exposta diretamente ao sol e as folhas estão verde claro, mudei de vaso, completei com terra adubada e coloquei na minha sala com media claridade, será que ela voltará a ter suas folhas verde escuro, o que devo fazer para que isso aconteça.

    MARIA APARECIDA disse:

    MINHA RÁFIA DEU UMA CAIDINHA NO CAULE AI SUSTENTEI´-A COM AQUELES ARAMES DE ORQUIDEA PARA ESCORAR. SERÁ QUE É ISSO Q ELA ESTA MUCHANDO A FOLHAS? FICANDO FECHADAS? SERÁ QIEELA VAI SE RECUPERAR? DESDE JA AGRADEÇO MUITO SE PUDEREM ME DÁ UMA DICA E ESSAS RESPOSTAS QUE FIZ. DEUS LHE PAGUE. ABC

    MARIA APARECIDA R PARREIRA

    Elaine disse:

    Tenho a mesma duvida que a Paula, alguem pode responder… não sei o que faço com a minha… tenho tanto cuidado com ela… mas as folhas estão para baixo… agradeço

    feromonas disse:

    Adorei as dicas feitas, inteligentes e objetivas minha ráfia esta na sala e todo dia abrimos a sacada para os raios solares entrarem minha ráfia esta feliz rsrsrs.

    paula disse:

    Olá, ganhei uma ráfia a um mês e venho percebendo que ela está muito inclinada para um lado e sua folhas estão ficando para baixo. o que está acontecendo e o que posso fazer para cuidar? Desde já agradeço.

    Fatima Prette disse:

    Boa Noite
    por favor gostaria de saber quantas vezes devo molhar a minha Ráfia

    Davi disse:

    Uma vez por semana normalmente funciona bem.

    Vancléia Heloísa disse:

    Olá, há seis meses comprei uma rafia, quem me vendeu foi um oriental que cuida de plantas como se fosse um bebe, ele me disse como transferir ao vaso, e era para regar tds os dias, embora mts dizem e são 200ml por semana, ele rega tds os dias, tm q ter cuidado para que ficar c/ sol direto, apesar de precisar de claridade, ela estava linda, fiz tudo como me disse, bm ultimamente tenho regado com menos frequência, 4x na semana, ultimamente comecei notar que as folhas foram ficando com as pontas pretas, meio amareladas, parece q estão se rasgando… que será e o que fazer? Devo corta-las? Será rega d+ ou d-? Espero q possa me ajudar…aguardo resposta…obrigada!

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.