Cuidar > Plantas > Palmeiras > Ráfia

Ráfia

Características

A palmeira Ráfia, pertencente ao gênero Raphia, é uma planta de trato simples geralmente utilizada em interiores para fazer a decoração de ambientes sérios, tais como consultórios e escritórios.

Suas cerdas também são utilizadas para fazer sacolas duráveis e biodegradáveis. Existem também sacolas de ráfia feitas a partir de uma forma de plástico similar as tirar orgânicas da planta, porém com a desvantagem de não ser biodegradável.

Como Cuidar

Esta é uma planta de crescimento muito lento, logo demora muito para se recuperar de danos, porém também apresenta a vantagem de necessitar de pouca água e iluminação. Obviamente precisa ser regada e precisa de luz para sobreviver como toda planta, porém pode muito bem ser criada dentro de casa e regada apenas quando o solo estiver seco.

Geralmente as ráfias apresentam manchas amareladas nas folhas se tiverem sofrendo de alguma falta de nutrientes ou contaminação por fungos ou outros parasitas, plante-a sempre em solo bem equilibrado e regue o suficiente, mas sem encharcar para evitar problemas. Se aparecerem as manchas amarelas, verifique se está havendo excesso ou falta de rega (em caso de excesso será visível a formação de fungos no solo, de falta, estará muito seco) e aplique um pouco de adubo, a recuperação será bem lenta graças ao metabolismo desta planta.

Fotos em "Ráfia":

    Teresa Mota disse:

    A rafia que tenho no final da folha é ruidinha e no tom amarronzado é normal

    Rosane Lara disse:

    Boa tarde !

    Gostaria de saber como deve ser regada a palmeira Ráfia. Meu vaso mede de diámentro 36 cm e profundidade 39 cm.Comprei a palmeira e ela estava linda cheia de mudas, mas agora está com aspecto murcho não sei o que fazer. Tenho regado pouco, em media de 200 ml de agua por semana coloquei em local com luz e que não bate vendo, e nem sol, conforme recomendado.
    voces tem alguma dica por favor ?
    Aguardo obrigada,

    Fernanda disse:

    Olá! Bom dia!
    Comprei uma rafia a pouco tempo e ainda tenho que replantá-la.
    Comprei para ficar no meu quarto, mas estou achando ela muito grande. Ela veio com duas “árvores” (caule? troncos? enfim..) e eu gostaria de saber se posso separá-los e replantá-los em vasos diferentes.

    Desde já, obrigada!

    Luciene disse:

    Minha Rafis esta com as pontas pretas. O que devo fazer
    Grata
    Luciene

    edna disse:

    OLÁ o que devo fazer para recuperar minha ráfia,as folhas estão amareladas com manchas marrom.Muito obrigada.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.