Cuidar > Plantas > Palmeiras > Ravenala

Ravenala

Características

Conhecida popularmente como palmeira dos viajantes, palmeira ravenala ou árvore dos viajantes, a Ravenala madagascariensis é uma planta que atinge quase dez metros de altura e tem um aspecto muito curioso graças ao desenho formado por suas folhas, que chegam a lembrar um moinho.

Outra particularidade curiosa dessa planta nativa da ilha de Madagascar é o fato dela acumular água da chuva entre seus ramos, dai então veio seu nome popular, os viajantes procuravam muito essa árvore para poderem beber essas reservas d’água.

Como Cuidar

Por ser uma planta de clima semelhante ao brasileiro ela não sofre nenhum problema de adaptação, podendo ser cultivada diretamente sob o sol em quase todo o país, não suportando apenas o frio rigoroso de algumas regiões, como no sul.

Antes do seu plantio adicione adubo orgânico e areia grossa ao solo, reforçando a dose de adubo semestralmente, para que assim a planta desfrute de um solo rico em nitrogênio e de boa drenagem. Irrigue-a regularmente, evitando passar mais que alguns dias sem dar-lhe água pois essa planta é muito sensível à seca.

Fotos em "Ravenala":

    José Maria disse:

    Tenho uma palmeira do viajante, podei algumas folhas e ficou um “toco” seco, será que podei errado ?

    Ivan Angulo disse:

    boa tarde
    tenho uma Ravenala há 10 anos, meu jardim é pequeno, ela foi plantada muito junto ao muro. Ela está com > 8 m de altura e fui alertado sobre o risco de cair com vento forte, atingindo as casas vizinhas. Como preservá-la com segurança?
    muito obrigado
    atenciosamente
    Ivan
    Ribeirão Preto, SP

    Djane disse:

    Bom dia, estou desejando uma muda da planta Ravenala(palmeira do viajante)e gostaria de saber onde posso encontrá-la? Moro em Maragogi à 125km de Recife e de Maceió. É melhor uma muda ou ela já crescida? Aguardo um email.

    Att Djane

    leandro+da+silva disse:

    tenho mudas de ravenala para venda, com 3 metros de altura 600 reais, só retirando no local. rio de janeiro

    Tania disse:

    Bom dia, ganhei 3 ravenalas ja grandes e gostaria de plnata-las lado a lado, qual a distancia ideal entre elas? Tambem gostaria de saber qual a profundidade do buraco?

    leandro+da+silva disse:

    5 a 6 metro de lado a lado entre as plantas

    jose iran disse:

    a minha ravenala esta com manchas escuras nas folhas o que devo fazer.

    marlene disse:

    BOA TARDE!GANHEI UMA MUDA DE RAVENALA E DESEJO SABER SE POSSO DEIXAR NA ÁGUA ATÉ QUE CRIE RAÍZES PARA PODER PLANTAR. OBRIGADA.

    leandro+da+silva disse:

    não pode, plante diretamente na terra adubada. senão vc vai matar a planta, palmeiras não gostam de alagamentos e muito menos de muita agua.

    Dan Ricardo disse:

    Olá Danielle,

    Se você me permitir responder sua pergunta.

    1º É uma planta de sol pleno, ou seja, plante onde o sol sempre pega.

    2º É bem provavel que você já plantou a ravenala. Porém vá a uma floricultura e compre humus de minhoca, esterco de galinha e serragem de pinus.

    Use da seguinte forma:
    - Na base da plante, jogue um pouco de cada adubo e cubra com serragem. Desta forma, é o método “cama de aviário”.

    Repita este procedimento a cada 6 meses.

    Sua planta se desenvolverá rapidamente e saudável.

    Att Daniel

    Danielle disse:

    Bom dia comprei uma muda de Ravenala aqui no RS e gostaria de plantar agora na primavera, logo que passar esse frio. Porem tenho receio no inverno no outro ano…Vc tem alguma dica para cultivar a planta no sul?

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.