Ravenala

Características

Conhecida popularmente como palmeira dos viajantes, palmeira ravenala ou árvore dos viajantes, a Ravenala madagascariensis é uma planta que atinge quase dez metros de altura e tem um aspecto muito curioso graças ao desenho formado por suas folhas, que chegam a lembrar um moinho.

Outra particularidade curiosa dessa planta nativa da ilha de Madagascar é o fato dela acumular água da chuva entre seus ramos, dai então veio seu nome popular, os viajantes procuravam muito essa árvore para poderem beber essas reservas d’água.

Como Cuidar

Por ser uma planta de clima semelhante ao brasileiro ela não sofre nenhum problema de adaptação, podendo ser cultivada diretamente sob o sol em quase todo o país, não suportando apenas o frio rigoroso de algumas regiões, como no sul.

Antes do seu plantio adicione adubo orgânico e areia grossa ao solo, reforçando a dose de adubo semestralmente, para que assim a planta desfrute de um solo rico em nitrogênio e de boa drenagem. Irrigue-a regularmente, evitando passar mais que alguns dias sem dar-lhe água pois essa planta é muito sensível à seca.

43 comentários em “Ravenala”

  1. Olá, estou com várias sementes da Palmeira do viajante, elas tem uma cor maravilhosa! Plantei para fazer a muda já tem uns 10 dias, mas ainda não brotaram. Quanto tempo demora? Qual a melhor forma de plantar pra elas pegarem??

  2. gostei muito das respostas dadas creio que este site é serio eu gostaria de obter uma muda desta preciosidade mas não gostaria de gastar muito pois não tenho posses ! Obrigada

  3. boa tarde
    tenho uma Ravenala há 10 anos, meu jardim é pequeno, ela foi plantada muito junto ao muro. Ela está com > 8 m de altura e fui alertado sobre o risco de cair com vento forte, atingindo as casas vizinhas. Como preservá-la com segurança?
    muito obrigado
    atenciosamente
    Ivan
    Ribeirão Preto, SP

Deixe uma resposta