Resedá

Plantas > Árvores > Resedá

Características

Originária da Índia, o resedá, ou Lagerstroemia indica, é uma árvore de pequeno porte que apresenta muitas flores, motivo esse que faz dela uma planta bastante utilizada para a decoração nas calçadas das cidades, chegando a se tornar quase que uma praga em algumas cidades onde a maioria da arborização urbana é formada por resedás.

Com aproximadamente cinco metros de estatura, tamanho que faz com que essa árvore possa ser considerada também um arbusto, o resedá pode apresentar flores de diversas cores, como branco, vermelho e rosa, que aparecem de forma bem densa durante a época da primavera.

Menos comum, porém também encontrada no Brasil, temos a variação “Resedá Gigante”, ou Lagerstroemia speciosa, que embora tenha praticamente todas as características de sua irmã menor, apresenta um maior porte, podendo chegar a cerca de vinte metros de estatura.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Devido ao fato do resedá se proliferar rapidamente e já compor a paisagem de várias cidades, vêm sendo desaconselhável seu plantio, para que assim outras espécies de plantas não sofram de competição desleal com uma planta tão resistente.

Supondo que você realmente pretenda ter um resedá (que convenhamos, é bem bonito e resistente), provavelmente não terá muitos problemas, uma vez que a árvore se adapta bem a diversas condições climáticas e de solo, faça uma preparação simples no solo e transplante a muda e estará praticamente pronto seu resedá.

Tipo de Solo

Para melhorar o desenvolvimento desta árvore florífera é aconselhado antes do plantio afofar o solo e misturar a ele areia grossa e fertilizante orgânico, para que assim tenha uma boa drenagem e abundância de nutrientes para o crescimento da planta.

Como Cuidar

Principalmente durante os primeiros anos, irrigue diariamente, porém com cuidado para não encharcar o solo e assim favorecer o aparecimento de doenças causadas por fungos. Semestralmente adicione também adubo NPK rico em fósforo no intuito de auxiliar a floração do resedá.

40 comentários em “Resedá”

  1. Boa Noite! Por favor pode me orientar, esta arvore Rosedá pode ser plantada em passeio e qual a melhor maneira. de plantio.
    Obrigado.TC

  2. Plantei na minha cauçada, há 6 semanas, mas não vai indo bem. Apesar de ter colocado composto organcio recomendado pelo vendedor, as folhas estão ficando com manchas acastanhadas, iniciando pelas de baixo e agora esta chegando ao ponteiro. Talvez tenha molhado muito, apesar de morar em região muito quente,noroeste do estado de São Paulo. Seria fungo ou alguma outra doença ou ainda falta de algum nutriente? Alguem pode me ajudar?

  3. Por favor, meu resedá está bem florido e folhas viscosas entretanto as vezes aparece um besouro preto de manchas amarelas, será que ele pode transmitir doença para a planta? Ou nada mais que uma polinização? Obrigado.

Deixe uma resposta