Cuidar > Plantas > Árvores > Resedá

Resedá

Características

Originária da Índia, o resedá, ou Lagerstroemia indica, é uma árvore de pequeno porte que apresenta muitas flores, motivo esse que faz dela uma planta bastante utilizada para a decoração nas calçadas das cidades, chegando a se tornar quase que uma praga em algumas cidades onde a maioria da arborização urbana é formada por resedás.

Com aproximadamente cinco metros de estatura, tamanho que faz com que essa árvore possa ser considerada também um arbusto, o resedá pode apresentar flores de diversas cores, como branco, vermelho e rosa, que aparecem de forma bem densa durante a época da primavera.

Menos comum, porém também encontrada no Brasil, temos a variação “Resedá Gigante”, ou Lagerstroemia speciosa, que embora tenha praticamente todas as características de sua irmã menor, apresenta um maior porte, podendo chegar a cerca de vinte metros de estatura.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Devido ao fato do resedá se proliferar rapidamente e já compor a paisagem de várias cidades, vêm sendo desaconselhável seu plantio, para que assim outras espécies de plantas não sofram de competição desleal com uma planta tão resistente.

Supondo que você realmente pretenda ter um resedá (que convenhamos, é bem bonito e resistente), provavelmente não terá muitos problemas, uma vez que a árvore se adapta bem a diversas condições climáticas e de solo, faça uma preparação simples no solo e transplante a muda e estará praticamente pronto seu resedá.

Tipo de Solo

Para melhorar o desenvolvimento desta árvore florífera é aconselhado antes do plantio afofar o solo e misturar a ele areia grossa e fertilizante orgânico, para que assim tenha uma boa drenagem e abundância de nutrientes para o crescimento da planta.

Como Cuidar

Principalmente durante os primeiros anos, irrigue diariamente, porém com cuidado para não encharcar o solo e assim favorecer o aparecimento de doenças causadas por fungos. Semestralmente adicione também adubo NPK rico em fósforo no intuito de auxiliar a floração do resedá.

Fotos em "Resedá":

    Ricardo Colletto disse:

    Por favor, meu resedá está bem florido e folhas viscosas entretanto as vezes aparece um besouro preto de manchas amarelas, será que ele pode transmitir doença para a planta? Ou nada mais que uma polinização? Obrigado.

    Paula disse:

    Olá, gostaria de saber se o resedá pode ser plantado junto a um muro.

    laecio fontes disse:

    Plantei um resedá ao lado do jazigo da família, o administrador do cemitério me disse que essa arvore deveria ser retirada pois em dez anos ela arrebentará toda a calçada. gostaria de saber se procede, pois li sobre ela e a informação que tenho é que essa arvore não tem raízes agressivas .

    luciana lima disse:

    oi bom dia !! meu reseda ja plantado uns 8 meses ele no inicio du flores rosas depois ele ficou todo seco como se tivesse morrido ,e agora ele voltou adar folhas . oque sera que houve?? obrigado!

    Mary Lupo disse:

    Olá tudo bem, as folhas do meu resedá, estão todas branca, parece que foi jogado talco branco nas folhas que devo fazer, só que nos resedas tem orquídeas, dependendo o que for passar, irá prejudicar as orquídeas?.
    Desde já agradeço.

    abraço
    Mary Lupo

    Paulo lemes disse:

    Essa doença causada por um fungo chamado oídio. Espalha-se com o vento ou insetos. Costuma aparecer no inverno e ataca as folhas de baixo primeiro. Retire, enterre , queime ou coloque no lixo as folhas e galhos atacados mesmo os caídos. Para prevenir regue regularmente e adube com NPK a cada 6 meses. Polvilhe uma solução de enxofre ou bicarbonato (1 colher de chá por litro) ou leite de vaca crú (5 ml para 95 ml de água). Se preferir use fungicidas quimicos adquiridos no comercio, mas cuidado com seu uso pois são prejudiciais a saude e ao meio ambiente.

    Isabel Salgado disse:

    É possivel controlar o crescimento de um reseda para que se torne uma arvore mais baixa e com o tronco mais grosso?

    Paulo+lemes disse:

    Com a poda frequente. Retire sempre os ramos laterais deixando o tronco mais grosso e mais reto. Mantenha a copa podada frequentemente.

    Francisca e João disse:

    Nós os dois gostamos muito de resedas ou flor de jupiter

    João disse:

    Gosto muito de resedás – mas as minhas não dão flor na primavera! As minhas dão no verão! – no Inverno nas Taipas onde eu moro o vento é forte e parece que ela vão cair mas não! Tenho 9 resedás mas 3 já caíram com as fortes rajadas de vento de mais de 100 Km por Hora.

    Paulo+lemes disse:

    O resedá é uma planta extremamente resistente a doenças. Cresce em qualquer lugar não sendo muito exigente quanto a solo e nutrientes. Possui floração tão bonita que está se tornando uma praga eliminando a chance de outras espécies, principalmente as nativas. Prefira plantas mais resistentes ao vento para o lugar onde mora.

    Ana Carolina disse:

    Olá, gostaria de saber mais a respeito da resedá, quanto tempo de floração, como que a arvore fica apos passar seu período de floração, se possível gostaria de todas informações sobre ela como forma se cultivo, poda e outras coisas.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.