Resedá

Características

Originária da Índia, o resedá, ou Lagerstroemia indica, é uma árvore de pequeno porte que apresenta muitas flores, motivo esse que faz dela uma planta bastante utilizada para a decoração nas calçadas das cidades, chegando a se tornar quase que uma praga em algumas cidades onde a maioria da arborização urbana é formada por resedás.

Com aproximadamente cinco metros de estatura, tamanho que faz com que essa árvore possa ser considerada também um arbusto, o resedá pode apresentar flores de diversas cores, como branco, vermelho e rosa, que aparecem de forma bem densa durante a época da primavera.

Menos comum, porém também encontrada no Brasil, temos a variação “Resedá Gigante”, ou Lagerstroemia speciosa, que embora tenha praticamente todas as características de sua irmã menor, apresenta um maior porte, podendo chegar a cerca de vinte metros de estatura.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Devido ao fato do resedá se proliferar rapidamente e já compor a paisagem de várias cidades, vêm sendo desaconselhável seu plantio, para que assim outras espécies de plantas não sofram de competição desleal com uma planta tão resistente.

Supondo que você realmente pretenda ter um resedá (que convenhamos, é bem bonito e resistente), provavelmente não terá muitos problemas, uma vez que a árvore se adapta bem a diversas condições climáticas e de solo, faça uma preparação simples no solo e transplante a muda e estará praticamente pronto seu resedá.

Tipo de Solo

Para melhorar o desenvolvimento desta árvore florífera é aconselhado antes do plantio afofar o solo e misturar a ele areia grossa e fertilizante orgânico, para que assim tenha uma boa drenagem e abundância de nutrientes para o crescimento da planta.

Como Cuidar

Principalmente durante os primeiros anos, irrigue diariamente, porém com cuidado para não encharcar o solo e assim favorecer o aparecimento de doenças causadas por fungos. Semestralmente adicione também adubo NPK rico em fósforo no intuito de auxiliar a floração do resedá.

Fotos em "Resedá":

    Nilva disse:

    Gostaria de saber se posso plantar 3 mudas de Reseda(um de cada cor) no mesmo buraco.

    tania disse:

    Por gentileza, acabei de plantar uma resedá na calçada de casa. Percebi que começaram a aparecer brotos no tronco dessa árvore. Como proceder a partir dai? Deixo esses brotos ou ja posso ir tirando? Como ocorre sua poda para que a arvore fique sempre bonita e saudavel?
    Grata pela atenção!

    Montarroyos disse:

    Cordiais saudações …
    Gostaria de saber se posso plantar tres mudas de resedás (uma de cada côr) no mesmo burado.
    No aguardo de uma resposta, coloco-me ao inteiro dispor. Um grande abraço a todos, Muita Luz, Saúde e Paz.

    marcia disse:

    ganhei algumas sementes de resedá. com quantos dias nasce? tenho que molhar todo dia?

    Silvuo Piedade disse:

    Gostaria de saber se á planta Reseda pode ser cultivada dentro de casa no vaso; e como cuidar

    Miriam Viana Primo disse:

    Moro em condôminio e lá so é permitido plantar arbusto, gostaria muito de plantar um resedá no meu jardim, será que posso? Se eu plantar em vaso qual seria o tamanho desse vaso? A planta teria a mesma beleza quando plantada no solo?
    Se voces poderem me orientar quanto essas dúvidas ficaria muito grata!!!!

    Obrigada,
    Miriam Viana primo.

    Wilson Sartorelli disse:

    Boa tarde,
    Tenho 3 resedás plantadas na minha calçada, todas adultas e elas não param de dar brotos. Quanto mais é arrancado, mais nasce. Tem algo que eu possa fazer para impedir que os brotos surjam novamente, após arrancados? Algum agrônomo pode me ajudar? Obrigado.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.