Romã

Plantas > Frutíferas > Romã

Características

O pé de romã, também conhecido como romãzeira, consiste em um arbusto de origem asiática que raramente supera os 5 metros de estatura. Devido a sua grande presença na região do oriente médio, berço da civilização, as frutas romã vêm sendo citadas em textos desde a antiguidade.

Além de apresentar um fruto comestível, o pé de romã também pode ser cultivado com objetivo decorativo, já que suas frutas vermelhas fazer um lindo contraste com suas folhas, e seu tamanho diminuto ajuda a encontrarmos espaços para ele em nossos jardins com muito mais facilidade do que seria no caso de uma árvore frutífera maior.

Cultivo

O pé de romã se adapta com facilidade a países de clima tropical como o nosso e é de simples cultivo neste quesito, podendo até mesmo ser cultivado em lugares mais fritos, desde que não seja exposta em demasia a geadas fortes.

Seu plantio deve ser feito em cova larga preenchida com solo devidamente preparado e afofado. Para isso, antes de transferir uma muda ou plantar algumas sementes, remova um pouco de terra, revolva bastante o solo para que fique com a terra solta em uma boa profundidade, o que posteriormente ajudará o crescimento das raízes da planta, e misture um pouco de adubo orgânico, para garantir os nutrientes para a planta.

Por ser uma planta bem resistente, provavelmente não te dará muito trabalho em quesitos como rega e pragas, porém isto não é motivo para esquecê-la sem cuidados, lembre-se que manter o solo úmido (sem nunca encharcar) é essencial para que quase qualquer planta prospere bem.

38 comentários em “Romã”

  1. Tenho pe romã, altura de 2.80/de altura, comprei a como exertada, e da frutos vermelhos, grandes mas 2; mês caem folhas verdes forrando o chão. Ela ta ficando cada ves mais sem folhas . que sera?

    1. Resido em Peruíbe e minha Romãzeira dava flores, porem os frutos não vingavam. Até que observamos que colocando aguá com açúcar para as cambacicas e beija flores que frequentam nosso jardim, notamos que abelhas foram atraídas pela água com açúcar e consequentemente começaram a polinizar as flores da romazeira e os frutos passaram a se formar.

    2. Resido em Peruíbe e minha Romãzeira dava flores, porem os frutos não vingavam. Até que observamos que colocando aguá com açúcar para as cambacicas e beija flores que frequentam nosso jardim, notamos que abelhas foram atraídas pela água com açúcar e consequentemente começaram a polinizar as flores da romazeira e os frutos passaram a se forma

  2. Boa noite!
    O meu pé de romãzeira, as frutas vão crescendo mas toda enferrujadas e antes de amadurecerem começam a rachar.
    Não sei se é por causa da umidade, o local e um pouco úmido e sombrio.
    Tem algum produto que eu posso utilizar?
    Grato
    Reinaldo

    1. Ela gosta de solos úmidos e de bastante calor, principalmente na época de maduração dos frutos. Aqui no nosso país infelizmente sofre com a antracnose que é um fungo que, mesmo combatido, deixa os frutos cobertos com manchas pretas, que muitas vezes chegam a provocar a rachadura das frutas.

    2. Em nossa casa todo resido orgânico e juntado (cascas de banana,cebola, cenoura, borra de café, cascas de ovos, etc…, com exceção de frutas acidas) depois minha esposa bate tudo em um liquidificador com um pouco de água o que resulta uma pasta e depois colocado junto a terra. Em nossa casa isso resultou positivamente para nossa Romãzeira e nossa horta.

Deixe uma resposta