Romã

Plantas > Frutíferas > Romã

Características

O pé de romã, também conhecido como romãzeira, consiste em um arbusto de origem asiática que raramente supera os 5 metros de estatura. Devido a sua grande presença na região do oriente médio, berço da civilização, as frutas romã vêm sendo citadas em textos desde a antiguidade.

Além de apresentar um fruto comestível, o pé de romã também pode ser cultivado com objetivo decorativo, já que suas frutas vermelhas fazer um lindo contraste com suas folhas, e seu tamanho diminuto ajuda a encontrarmos espaços para ele em nossos jardins com muito mais facilidade do que seria no caso de uma árvore frutífera maior.

Cultivo

O pé de romã se adapta com facilidade a países de clima tropical como o nosso e é de simples cultivo neste quesito, podendo até mesmo ser cultivado em lugares mais fritos, desde que não seja exposta em demasia a geadas fortes.

Seu plantio deve ser feito em cova larga preenchida com solo devidamente preparado e afofado. Para isso, antes de transferir uma muda ou plantar algumas sementes, remova um pouco de terra, revolva bastante o solo para que fique com a terra solta em uma boa profundidade, o que posteriormente ajudará o crescimento das raízes da planta, e misture um pouco de adubo orgânico, para garantir os nutrientes para a planta.

Por ser uma planta bem resistente, provavelmente não te dará muito trabalho em quesitos como rega e pragas, porém isto não é motivo para esquecê-la sem cuidados, lembre-se que manter o solo úmido (sem nunca encharcar) é essencial para que quase qualquer planta prospere bem.

27 comentários em “Romã”

  1. Boa noite!
    O meu pé de romãzeira, as frutas vão crescendo mas toda enferrujadas e antes de amadurecerem começam a rachar.
    Não sei se é por causa da umidade, o local e um pouco úmido e sombrio.
    Tem algum produto que eu posso utilizar?
    Grato
    Reinaldo

Deixe uma resposta