Cuidar > Plantas > Frutíferas > Romã

Romã

Características

O pé de romã, também conhecido como romãzeira, consiste em um arbusto de origem asiática que raramente supera os 5 metros de estatura. Devido a sua grande presença na região do oriente médio, berço da civilização, as frutas romã vêm sendo citadas em textos desde a antiguidade.

Além de apresentar um fruto comestível, o pé de romã também pode ser cultivado com objetivo decorativo, já que suas frutas vermelhas fazer um lindo contraste com suas folhas, e seu tamanho diminuto ajuda a encontrarmos espaços para ele em nossos jardins com muito mais facilidade do que seria no caso de uma árvore frutífera maior.

Cultivo

O pé de romã se adapta com facilidade a países de clima tropical como o nosso e é de simples cultivo neste quesito, podendo até mesmo ser cultivado em lugares mais fritos, desde que não seja exposta em demasia a geadas fortes.

Seu plantio deve ser feito em cova larga preenchida com solo devidamente preparado e afofado. Para isso, antes de transferir uma muda ou plantar algumas sementes, remova um pouco de terra, revolva bastante o solo para que fique com a terra solta em uma boa profundidade, o que posteriormente ajudará o crescimento das raízes da planta, e misture um pouco de adubo orgânico, para garantir os nutrientes para a planta.

Por ser uma planta bem resistente, provavelmente não te dará muito trabalho em quesitos como rega e pragas, porém isto não é motivo para esquecê-la sem cuidados, lembre-se que manter o solo úmido (sem nunca encharcar) é essencial para que quase qualquer planta prospere bem.

Fotos em "Romã":

    MARTA GODOY disse:

    Tenho um pé de romã com quase 1 metro de altura, ela floresce algumas flores dão frutos, mas logo em seguida caem as flores e frutas precocemente. O que devo fazer? Resido em Pindamonhangaba interior de São Paulo

    Sandra disse:

    Tenho uma romãzeira com quase 2 metros de altura, ela floresce algumas flores dão frutos, mas logo em seguida caem as flores e frutas precocemente. O que devo fazer? Resido em Peruíbe litoral sul de São Paulo.

    juliana disse:

    comprei um pé de romã de 1,00metro mais ou – já esto com ela a um ano ela floreceu uma vez mas ate agora não deu nenhum fruto com quanto tempo ela começa a dar frutos. obrigado

    Edson disse:

    Bom dia, meu pé de romã esta esta caindo as flores e os frutos que resistem ainda verde da uma mancha e fica todo podre por dentro, o que fazer?

    Marcia disse:

    Estou precisando de um venen:o netural para minha romanzeira e vcs falam algumas caracteristicas das plantas,
    mas nao dao dicas ou nomes sobre comocombzte las. Nao gosteido sitio.

    Ilma Braga disse:

    tenho alguns pés de romãs mas não sei…. todo fruto mesmo na árvores ficam podre….buá…buá….

    Ivy disse:

    Minha arvore de romã estao com as folhas secas, rego todos os dias, porem as folhas estao ficando amarelas.

    O que posso fazer?

    obrigada

    Fábio Scarpa disse:

    Srs.bom dia, tenho um pé de romã e ele está florescendo, vejo abelhas e pássaros usufruindo dele, mas não sei se esta interação entre eles é boa ou ruim, pois notei que na corola das flores um buraquinho e a queda antes mesmo do aparecimento do fruto, qual deles é o responsável e o que faço ???? Um abraço e parabéns pela iniciativa.

    nelson disse:

    Olá

    Minhas romãs ficam bem bonitas por fpora e por dentro estão esbranquiçadas e podres. Será carençia em algum nutriente?

    Obg

    Nelson

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.