Cuidar > Plantas > Folhagens > Samambaias

Samambaias

Características

A samambaia, camada por alguns de fetos, é uma planta de reprodução curiosa, ela é uma pteridófita que produz esporos que quando germinados se tornam gametófitos chamados protalos, que são pequenas plantículas que tem como única função produzir gametas (células reprodutoras) que por sua vez vão gerar novas samambaias. Graças a essa forma de reprodução elas não apresentam frutos, flores ou sementes como a maioria das plantas, são cultivadas apenas por suas folhagens.

Geralmente a samambaia é cultivada em vaso suspenso no interior das casas ou em varandas, recebendo assim luz solar parcial e tendo espaço para que suas folhas formem arranjos volumosos.

Como Cuidar

A maior parte das samambaias são criadas com iluminação parcial por ficarem suspensas em vaso pendurados a algum local, porém a maioria das espécies de samambaia pode ser criada também no solo recebendo iluminação direta. Em geral são plantas bem resistentes, o que pode fazer com que se tornem até uma praga para outras que dividem o mesmo espaço por crescerem muito.

Aconselha-se criá-la em xaxim próprio para o cultivo de samambaias e regá-la com frequência, graças ao seu metabolismo são plantas que consomem muita água, mas lembre-se, nunca se deve encharcar uma planta ou poderá ocorrer a proliferação de fungos e matá-la.

Fotos em "Samambaias":

    jessica disse:

    minha samambaia esta perdendo muitas folhar o que devo fazer?
    molho ela 2X por semana e o suficiente?

    Fernando disse:

    Está ocorrendo a mesma coisa com minha arvore samabaia,,,, acredito que deve ser devido ao frio, porem estou pesquisando para ter mais resposta.

    Molho também duas x ao dia, de manha e ao anoitecer…

    Regina disse:

    tenho uma samambaia e dou água para ela a cada dois dias.
    Em setembro corto todos os galhinhos dela que não tem folhas e, está ficando linda, inclusive com galhos no lado de baixo do vaso. Não dê muita águia para ela. ela não gosta muito de vento.Coloquei-a em uma área a ela gostou.

    KAROLAYNE disse:

    EU QUERO PLANTAR UMA PLANTA CHAMADA SAMANBAIA

    Fernanda-Rio de Janeiro disse:

    –JÁ TIVE SAMAMBAIAS DE VARIOS TIPOS.–ATUALMENTE SÓ TENHO AQUELA GIGANTE QUE MUITOS CHAMAM DE AMAZÔNICA.FICA PENDURADA NA MINHA SALA,PROXIMO DA JANELA.–A UNICA COISA QUE REPAREI NESSES ULTIMOS ANOS É QUE ELAS NÃO GOSTAM DE CALOR DEMAIS NEM DE SOL DIRETO MESMO ATRAVÉS DE VIDRO:AS FOLHAS FICAM AMARELADAS.DEPOIS QUE COMECEI PUXAR A PERSIANA NA HORA DO SOL ELA AGRADECEU COM FOLHAS MAIS BONITAS E ACABOU O AMARELADO…ABRAÇOS

    Manoel Jacaúna disse:

    Eu vejo as samambaias como uma planta muito bonita e também muito sensívl, difício de ser cuidadas, porém de muita classe.
    Elas deixam o ambiente alegre, elegante e calmo.
    Eu particulamente, sou apaixonado por samambaias.

    camili carazzatto disse:

    pode deixar ela desposta dento de casa ao lado da janela aberta ela toma todo dia o sol da manhamas ela nao vai pra frente e da broto mas apodrese

    Aldo disse:

    Minhas Samambaias está secando sempre nas pontas das folhagens. O que pode estar acomtecendo?.

    jenniffer disse:

    acho legal esse saite para fazer trabalhos e saber um pouco dessas plantas.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.