Samambaias

Características

A samambaia, camada por alguns de fetos, é uma planta de reprodução curiosa, ela é uma pteridófita que produz esporos que quando germinados se tornam gametófitos chamados protalos, que são pequenas plantículas que tem como única função produzir gametas (células reprodutoras) que por sua vez vão gerar novas samambaias. Graças a essa forma de reprodução elas não apresentam frutos, flores ou sementes como a maioria das plantas, são cultivadas apenas por suas folhagens.

Geralmente a samambaia é cultivada em vaso suspenso no interior das casas ou em varandas, recebendo assim luz solar parcial e tendo espaço para que suas folhas formem arranjos volumosos.

Como Cuidar

A maior parte das samambaias são criadas com iluminação parcial por ficarem suspensas em vaso pendurados a algum local, porém a maioria das espécies de samambaia pode ser criada também no solo recebendo iluminação direta. Em geral são plantas bem resistentes, o que pode fazer com que se tornem até uma praga para outras que dividem o mesmo espaço por crescerem muito.

Aconselha-se criá-la em xaxim próprio para o cultivo de samambaias e regá-la com frequência, graças ao seu metabolismo são plantas que consomem muita água, mas lembre-se, nunca se deve encharcar uma planta ou poderá ocorrer a proliferação de fungos e matá-la.

10 comentários em “Samambaias”

Deixe uma resposta