Shiva

Esoterismo > Entidades Místicas > Shiva

Shiva é um deus do panteão hindu, e é o supremo deus, representando a renovação. É conhecido como Mahadeva, e por muitas vezes visto como Nataraja (deus das artes e danças). É também o senhor das artes marciais, protetor dos animais.

Shiva faz parte da trindade de deuses mais importantes do hinduísmo, que incluem também: Brahma (o Criador de todas as coisas) e Vishnu (o Preservador de todas as coisas).

Representações de Shiva

A representação de Shiva é feita da seguinte forma: uma de suas mãos carrega um tambor que representa a criação. Outra mão representa o fogo que tudo renova. A mão que está estendida representa a força superior deste deus, e outra mão segura uma cobra que simboliza as riquezas naturais que são dominadas por ele, e o pé levantando representa a liberação.

A cobra também representa a imortalidade de Shiva, pois a naja é uma das mais mortais das serpentes, e tê-la próximo ao corpo significa que o deus dominou a morte. Esta cobra também representa a cundalini, energia do elemento fogo que fica na base da coluna, adormecida. Quando desperta, sobre pela coluna e ativa os chakras, que nada mais são do que centros de energia.

Na representação de Shiva, o deus está dançando sobre um demônio que simboliza o triunfo do deus contra a escuridão e todo o mal, mostrando que Shiva está acima de tudo e de toda a ignorância.

Muitas lendas dizem que o próprio rio Ganges, o rio sagrado dos hindus, nasce da cabeça de Shiva, e por isso seria sagrado – as águas nada mais seriam do que os cabelos deste deus, com o poder de purificar quem entrar nas águas.

Shiva também pode estar associado a um tridente, chamado trishula. O deus usa este tridente para destruir a ignorância dos humanos. Cada ponta do tridente corresponde a um fenômeno: inércia, movimento e equilíbrio.

Em algumas imagens Shiva é encontrado em estado de meditação, se mostrando como o deus da Ioga.

Características de Shiva

Shiva é o deus que controla toda a ira, mas é extremamente misericordioso e bondoso, concedendo esta benevolência a todos .

Outra característica de Shiva é a transcendência a qualquer ilusão ou desejo de cunho material, pois ele é senhor de todas as coisas materiais, inclusive de Durga (deusa de toda a natureza material).

Shiva é a representação máxima da potência masculina, e possui grande poder de renovação encerrado dentro dele. As imagens de Shiva são representadas com três olhos, sendo que o terceiro (situado no centro) nunca é mostrado aberto.

De acordo com as histórias, assim que Shiva abrisse o terceiro olho o mundo seria incinerado devido ao fogo de renovação que ele guarda dentro de si.

Os seguidores de Shiva possuem proteção contra qualquer mal que possa ocorrer, e também prosperam, pois Shiva é pai do deus da prosperidade e boa sorte (Ganesha).

As primeiras aparições de representação de Shiva ocorreram no período neolítico, em um período de aproximadamente 4 mil anos a.C., na forma de senhor dos animais, ou “Pashupati”.

A yôga, técnica que visa a transformação mental, física e emocional a partir da prática de diversos exercícios, é atribuída a este deus.

Shiva é associado ao elemento fogo, pois é o deus da renovação e da imaterialidade, da vitória do espírito sobre o material.

Deixe uma resposta