Sibipiruna

Características

Essa planta por ser de mesmo gênero que o Pau Brasil e o Pau de Ferro é muitas vezes confundida com eles, embora os dois primeiros são cientificamente conhecidos como Caesalpinia echinata e Caesalpinia ferrea, respectivamente. Já a Sibipiruna é conhecida cientificamente como Caesalpinia peltophoroides e popularmente também é chamada de coração de negro, sebipira, sibipira ou sibipuruna, logo, mesmo com as semelhanças entre essas plantas, devemos tomar cuidados pois não são a mesma coisa.

A Sibipiruna é uma leguminosa de cerca de vinte metros de estatura e nativa da Mata Atlântica, graças a seu crescimento rápido, boa adaptação ao clima de todo o país, raízes que dificilmente causam danos ao passeio e copa densa que provê uma boa sombra, a sibipiruna é muito utilizada na arborização urbana.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Por ser uma planta nativa da região sudeste do Brasil e possuidora de uma grande resistência quanto a variação climática, pode-se plantar a sibipiruna praticamente em qualquer região do país, lembrando-se é claro de ter espaço suficiente para seu crescimento, pois sua estatura, que pode ultrapassar os vinte metros, faz dela uma planta apenas de exterior.

Tipo de Solo

Utilize o típico solo tropical com boa drenagem e altíssima fertilidade, para isso antes do plantio misture muito adubo orgânico à terra em volta da cova da planta, adicione de tempos em tempos mais adubo orgânico sobre o solo para assim mantê-lo bem fértil e garantir um crescimento rápido da planta. É opcional a adição de adubo NPK no intuito de auxiliar a floração, uma vez que as flores da sibipiruna não são demasiadamente volumosas em relação à planta.

Como Cuidar

Irrigue diariamente, principalmente durante o verão, porém sem nunca encharcar o solo em demasia para não favorecer a proliferação de fungos. Em cidades aconselha-se fazer uma poda de formação anualmente de forma a evitar que os galhos dessa planta venham a crescer em direção a fios elétricos ou outros lugares onde são indesejados.

Fotos em "Sibipiruna":

    raquel disse:

    qual o mês certo para fazer a poda

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.