Taturana

Plantas > Pragas > Taturana

A taturana é uma larva bem similar ao mandaruvá comum, possuem em seu corpo pequenos e frágeis espinhos, que terminam em uma bolsa de líquido tóxico. Quando alguém toca em uma taturana, estes espinhos se partem colocando em contato com a pele do agressor esta substância.

Este líquido que entra em contato com a pele provoca intensa dor e pode se espalhar, causando uma sensação de desconforto aguda na região do contato. Em alguns casos a pessoa ferida pode apresentar também sangramento na gengiva e até um pouco de sangue na urina.

Outros sintomas incluem irritação na região afetada, dor e desconforto geral, sangramento em pequenos ferimentos ou no nariz, e manchas escuras no local afetado e em outras partes atingidas por hemorragia.

A gravidade do acidente vai depender da quantidade de líquido injetado pelos espinhos, assim como da área afetada pela substância.

Como o veneno provoca alterações no sistema de coagulação sanguíneo, é possível observar casos mais graves como hemorragias no cérebro ou nos rins se a pessoa não for atendida a tempo.

É de grande importância que a pessoa afetada seja levada a um médico o mais rapidamente possível, para que possa receber o tratamento adequado, principalmente porque não é possível saber qual a espécie de taturana entrou em contato com a pessoa.

Algumas espécies de taturanas podem provocar reações fortes no organismo na pessoa, podendo levar até à morte em alguns casos. Por isso é importante lembrar de procurar um médico imediatamente após o contato com o animal.

O tratamento geralmente consiste da administração de analgésicos para aliviar a dor na região do corpo afetada pela taturana. O paciente também deve ficar em observação para acompanhar o processo de cura.

O Instituto Butantan está desenvolvendo um antídoto para o veneno da taturana, mais especificamente para o veneno da variedade Lonomia, que é o mais grave. No entanto o soro ainda está em fase de testes.

2 comentários em “Taturana”

  1. meu avô me ensinou que a tripa da lagarta ajuda a aliar a queimadura, eu fiz ,ele fazia, e sei que funciona. fica a dica, ha, cuiuidado p/ nao ficar com pelos dela junto com as tripas.

Deixe uma resposta