Tipos de Bonsai

Os bonsais (do japonês “árvore em bandeja”) são pequenas árvores cultivadas dentro de vasos rasos e cuidadas de tal forma que apresentem as características de uma árvore grande, porém em miniatura.

Eles são divididos em vários tipos de acordo com as características da planta cultivada, sendo eles os mais comuns dentre eles o chokkan, moyogi, kengai e ah-kengai. Também temos estilos mais incomuns, como o bunjingi, fukinagashi, shaka, bankan, ne-agari, sekijoju, ishitzuki, hokidashi, bunkin, sookan, tosho, ikadabushi, saba-miki, kamudashi e yose-ue.

Segue abaixo os principais estilos e suas características:

Chokkan: Também chamado de estilo ereto formal, possui tronco reto e vertical, afilando uniformemente da base para o ápice e com distribuição equilibrada e uniforme dos galhos. Idealmente, amplamente utilizado em espécies de coníferas.

bonsai chokkan

Veja mais Fotos de Bonsais Chokkan

Moyogi: Também chamado de estilo ereto informal, é o mais comum de todos os estilos de bonsai. O tronco único possui algumas curvas e alguns galhos durante a subida para o ápice. Forma utilizado nas árvores coníferas e folhosas.

Foto bonsai moyogi

Veja mais Fotos de Bonsais Moyogi

Shakan: Esse é o estilo conhecido como tronco oblíquo, ou inclinado. O tronco é inclinado para um dos lados do observador (direita ou esquerda). Os ramos serão colocados ou para ligeramente inclinados para baixo para compensar a inclinação ou na horizontal. Ideal para as coníferas e espécies folhosas.

Fotografia bonsai shakan

Veja mais Fotos de Bonsais Shakan

Kengai: É o tipo de bonsai que cresce para baixo, possuindo o tronco em queda e ultrapassando o fundo do vaso, por isso geralmente se usam vasos grandes para equilibrar o peso do conjunto. É inspirado pela imagem de uma árvore junto a um precipício. Formato preferencialmente reservado para coníferas principalmente caducifóliadas.

bonsai kengai

Veja mais Fotos de Bonsais Kengai

Ah-Kengai: Semelhante ao Kengai, esse estilo possúi um ramo menor que cai sob a borda do vaso, simulando assim uma árvore agarrando a uma montanha. Geralmente usado para espécies de coníferas, mas também pode surgir para as espécies folhosas.

bonsai han kengai

Veja mais Fotos de Bonsais Ah-Kengai

Veja também nosso artigo sobre Estilos Incomuns de Bonsais para ver outros tipos de árvores, suas descrições e suas fotos.

    "."."talia"."." disse:

    dica de um estilo de bonsai p/ o meu bonsai de acerola
    tem alguma?

    Camilla disse:

    Quero dizer,eu queria fazer ele no tipo de bonsai Shakan.

    Camilla disse:

    Legal,queria saber como cuidar melhor do meu bonsai.

    marco aurelio disse:

    e queria as saber como devo cuidar do meu bonsai adeguadamente a arvore ficus

    sever disse:

    Adorei, adoro essa tecnica japonesas e muito interessante,me apaixonei com essa arte.

    thiago disse:

    Legal cara, eu tinha um bonsai de Romã dei até fruto uma vez, mas dai minha cadela mastigo ele um dia e não ressucitou mais. tenho um de ficus ainda mas é feio.

    legal os estilos ai, em breve vou comprar mais uns.

    Caio disse:

    Muito bom o post…. muito bom o blog em geral…. muitas dicas…. vlw….

    Preston disse:

    Muito bom o post

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.