Tratamento para Estrias

Saúde > Pele > Tratamento para Estrias

Após os artigos “Causas das Estrias” e “Como Evitar Estrias” chego ao meu ultimo artigo sobre o tema, nele trataremos do caso das pessoas que já possuem estrias e procuram formas de tratar do problema para torná-lo menos aparente.

É importante lembrar que as estrias vermelhas, embora mais aparentes, são a fase inicial do problema, durante essa fase uma hidratação constante ainda é útil para que a estria não fique maior e o tratamento com laser de frequência apropriada tem uma taxa de sucesso bem alta, quase sempre curando totalmente a pele. Algumas pessoas não tomam providência nessa fase pois acham que a estria esbranquiçando está se tornando menos problemática, mas lembre-se que remover estrias brancas é bem mais difícil e o resultado não é garantido.

Devido a dificuldade de remover uma estria já formada é inexistente bons tratamentos do tipo “faça você mesmo em casa”, você precisará ir a um dermatologista para que ele aplique a técnica mais apropriada para o seu caso, por isso a importância da prevenção se você deseja não possuir estrias. Todas as técnicas consistem em remover a pele junto com a estria ou agredir a pele alguma forma que seu corpo tome providências e recrie tecido na área, basicamente podemos dividir os tratamentos nos seguintes grupos:

  • Peelings físicos: Utiliza cristais e óxido de alumínio para descamar a superfície da pele com o intuito de tornar as estrias mais finas e menos aparentes.
  • Peelings químicos: Existem várias técnicas de peel químico utilizando ácidos diferentes aplicadas em profundidades diferentes, duram de duas semanas a alguns meses e em geral é totalmente desaconselhável tomar sol durante o tratamento para evitar manchas escuras na pele. Para algumas pessoas é a forma mais aconselhável de remoção de estrias por apresentar um custo não proibitivo e bons resultados a curto prazo, além da maioria dos produtos não necessitarem de anestesia por não causarem dor.
  • Abdominoplastia: Solução bem drástica que resolve totalmente o problema, mas só pode ser aplicada em algumas pessoas e em algumas regiões, consiste numa cirurgia no abdômen para remover parte da pele junto com as estrias e ainda reduz as “pelancas” que o paciente possuir. Como envolve todos os riscos de uma cirurgia e incomodo do pós-operatório geralmente é realizado apenas em casos graves em que o paciente também possui outros problemas (como excesso de pelancas por ter emagrecido muito depois de uma redução estomacal).
  • Técnicas com laser ou outra forma de onda eletromagnética: Consideradas por muitos as técnicas mais modernas, as técnicas que envolvem laser são semelhante aos peelings no seu funcionamento, consistem em agredir e descamar as camadas da derme que possuem estrias para que o corpo as reconstitua. O laser pode ser usado também para cauterizar a estria vermelha para que ela suma ao em vez de evoluir para uma estria branca. Em 2009 foi publica um estudo sobre um método que utilizava radiofrequência tripolar e obteve 100% de aprovação entre as pessoas que participaram do teste, sendo que em 65% das pessoas a eliminação das estrias foi completa, o método ainda é difícil de ser encontrado comercialmente, porém aparentemente num futuro próximo as estrias deixarão de preocupar tanto.

Existem dezenas de técnicas com pequenas variações entre si para o tratamento das estrias, mas todas elas se encaixam em uma das categorias acima. Como a forma ideal de melhorar suas estrias varia de pessoa para pessoa a solução é evitar o aparecimento das estrias (veja Como Evitar Estrias) ou consultar o seu dermatologista para saber qual o melhor método para sua pele.

11 comentários sobre “Tratamento para Estrias”

  1. oi, tenho 22 anos, e tenho muitas estrias no bumbum, nas pernas, panturrilhas e um pouco nos seios, não sou gorda, tenho o corpo bem desenhado, gastaria muito de colocar um biquine mas morro de vergonha, nem vou a praia, que é o meu sonho. Tenho tambem manchas de acne e acne nas costas tambem, tudo em mim vira manchas, nao tenho muito dinheiro mas,gostaria de saber qual é o tratamento mais adequado pra minha pele, o que eu faço??? me ajude.

  2. tenho estrias de gravidez com 1 dedo de largura, na parte da barriga e no bumbum, coisa mmaaaaaaaaaaaaaaaais horrivel do planeta!!comecei a fazeer tratamento com radiofrequencia, não doi pq nao fura, faço 1 vez a cada 20 dias, ja fiz 2 sessões, ja saiu aquele vermelhao, estão mais claras e finas, a doutora elaine disse que em média vão 5 sessões,faço numa clinica em osasco. espero q tenha ajudado..bjuuuss

    1. Oi Mariana. Pelo tempo voce ja deve ter completado as 5 sessoes necessarias. Pode nos dizer se o tratamento adiantou? Como ficaram as estrias depois?
      Obrigada! Bjos

  3. Oi. Gostaria de compartilhar minha experiência. Após minha gravidez tive muitas estrias, não me incomodava muito até que me separei do meu marido. Ele nunca falava nada, mas percebi que ninguém mais olhava para mim na praia e minha amiga me alertou para as estrias. Busquei muitos tratamentos mas só tive resultado quando passei em consulta em uma clínica especializada. Fiz tratamento com carbox, enzimas, creme e laser fracionado.

  4. Boa tarde, tenho 21 anos, e tenho muitas estrias no bumbum e um pauquinho nos seios, moro no interior e não existe ckinicas de esteticas na minha cidade, porem acho que o meu caso já não tem mais solução com cremes, muitos dizem que sou bonita de corpo, mais nunca tive o prazer de ficar de biquini na praia… que também é o meu sonho.. me ajuda como posso fazer?????

Deixe uma resposta