Tribulus Terrestris

Plantas > Medicinais > Tribulus Terrestris

O Tribulus terrestris é uma planta usada para vários fins medicinais, sendo popularmente conhecida como “Viagra natural” e sendo bastante utilizado também para otimizar os resultados de atletas devido á energia que proporciona.

A planta é originária da África, e já é usada tradicionalmente em vários países devido aos resultados apresentados. África, Europa, Ásia e América são lugares onde o Tribulus terrestris é apreciado como planta medicinal e usado para vários fins, desde cura para disfunção sexual até para fortificação muscular.

As partes desta planta utilizadas para fins medicinais incluem as folhas e raízes, sendo que a indústria apresenta diversos produtos feitos a partir da Tribulus terrestris, como cápsulas, suplementos alimentares, extratos e chás.

Entre os benefícios desta planta estão o aumento de força muscular, o aumento da libido sexual (sendo até mesmo usada para tratar impotência sexual) e compensação de hormônios. Outros usos menos comuns para esta planta são o combate á dor de cabeça, à hemorroidas, pedras no rim, tensão pré-menstrual (TPM), gota, ejaculação precoce, fadiga muscular, vertigem entre outros. Ou seja, é uma plana bastante versátil e que possui varias aplicações na medicina alternativa.

Outro uso que está se tornando cada vez mais popular da Tribulus terrestris é o uso como suplemento para a fortificação muscular. O extrato da planta é usado para substituir anabolizantes pois auxilia no aumento de massa muscular de forma natural.

A razão desse aumento de massa muscular após o consumo da Tribulus terrestris é que a planta contém uma substancia chamada protodiscínea, que provoca liberação de óxido nítrico no corpo e ajuda a aumentar a produção de hormônios como testosterona, diidrotestosterona e deidroepiandrosterona.

A planta também possui efeitos benéficos no tratamento de problemas de densidade óssea, sendo indicado o consumo por idosos e mulheres, que geralmente sofrem com o problema de perda de densidade óssea.

Muitos dos efeitos alardeados pelos utilizadores desta planta não foram confirmados pela ciência, mas alguns foram estudados e os pesquisadores perceberam sensível melhora depois da utilização da planta, como no caso de tratamento da disfunção sexual.

No entanto a planta não deve ser utilizada por qualquer pessoa: ela é contra-indicada para pessoas com cardiopatia ou hipertensão, e mesmo em pessoas saudáveis o uso excessivo deve ser evitado sob o risco de sentir desconforto estomacal.

Cultivo

Esta planta é cultivada através de sementes, que podem ser encontrados facilmente em qualquer loja especializada em jardinagem. As instruções especificas de plantio devem ser observadas na própria embalagem.

A planta apresenta uma grande quantidade de espinhos, que podem ser encontrados inclusive nos frutos desta árvore. Por isso essa planta não deve ser plantada em locais que tenham crianças pequenas ou animais domésticos, para evitar o risco de acidentes.

Os ramos estendidos podem chegar a atingir 50 centímetros, sendo uma planta pequena que pode ser cultivada em canteiros e jardineiras, ou até mesmo em pequenas hortas.

Esta planta não precisa de irrigação constante e também não demanda cuidados específicos, sendo facilmente cultivada em solo adubado com adubo orgânico encontrado em lojas de jardinagem.

O crescimento é rápido e não apresenta grandes exigências para a manutenção, precisando de sol e ar fresco, além de rega ocasional.

Mesmo sendo uma planta medicinal, antes de utilizar consulte um médico sobre a enfermidade especifica, pois apenas um profissional pode indicar o melhor tratamento para o problema apresentado.

Um comentário sobre “Tribulus Terrestris”

Deixe uma resposta