Tulipa

Por:

A tulipa é uma planta da família das liláceas, e contém cerca de 100 espécies. Por isso é possível ver tulipas com folhas que apresentam vários formatos, e observar várias cores nessas plantas.

Embora sejam plantas de extrema beleza e sejam também bastante populares, são difíceis de cultivar e só se desenvolver plenamente em determinados tipos de clima e solo. Por isso é difícil encontrar plantações de tulipa, sendo que seus bulbos ou vasos com esta planta podem chegar a valores altíssimos.

Do centro da folhagem da tulipa se ergue uma haste que culmina em uma flor única, que apresenta apenas seis pétalas. As cores e formatos que a flor pode assumir variam, sendo que alguns cultivadores criam variedades híbridas de grande beleza, que apresentam flores com coloração mista ou matizada.

O bulbo desta planta apresenta alcaloides e cristais de oxalato de cálcio, substâncias que quando manipuladas liberam um pó capaz de provocar rinites, conjuntivites e inclusive ocasionar crises de asma.

Por isso esta planta não deve ser plantada por pessoas que possuam animais domésticos ou crianças que possam se sentir atraídas a manipular as tulipas, para evitar acidentes. Caso a planta seja cultivada mesmo assim, deve ser protegida por uma cerca ou outra estrutura que evite que crianças e animais cheguem perto dela.

Essa planta é originária da Turquia (é considerada a flor nacional deste país), sendo introduzida na Europa em 1560. Desde então tem sido bastante cultivada em alguns países europeus como a Holanda.

Cultivo

As tulipas não se adaptam bem ao clima do Brasil, embora seja possível cultivar e manter plantações desta flor. No entanto para que isto aconteça é preciso simular no local de plantio as condições climáticas ideais para a tulipa.

Como são plantas que apresentam apenas uma floração (depois disso é preciso retirar o bulbo da terra e replantar), muitas optam por não criar tulipas devido ao cuidado constante que requerem.

O primeiro passo para cultivar a tulipa é comprar um bulbo. Caso opte por comprar um vaso de tulipas, deve escolher o vaso cujas plantas estão com o botão fechado.

O vaso deve ser mantido em local luminoso mas fresco, pois a planta não suporta vento forte e excesso de sol. Se o local for muito quente, é possível cobrir o substrato com pedras de gelo para aliviar o valor.

Quando as flores murcharem, basta retirar os bulbos do vaso e limpá-los de forma cuidadosa, e armazená-los em local fresco e limpo por um período de 3 meses. É de extrema importância não deixar que se molhem.

Depois deste período os bulbos podem ser replantados em outro vaso, que deve estar preparado com terra vegetal úmida. O vaso deve ser envolvido com plástico e levado à geladeira por meio ano.

Depois deste período o vaso deve voltar para a geladeira, e permanecer por 6 meses. Ao término deste período o vaso finalmente poderá ser colocado em um lugar iluminado, e as tulipas devem florescer por um período que varia entre 30 a 50 dias.

Como o processo inteiro é demorado e muito trabalhoso para render apenas alguns dias de flores, muitas pessoas optam por não cultivar a tulipa. No entanto ela é uma planta muito bonita e que pode ser utilizada para fins ornamentais, e pode ser bem compensador ter uma flor destas decorando o centro de um jardim ou um canto especial na sala.

    Carlos disse:

    Em consulta a um site americano, foi recomendado que depois da flor morrer, devemos adubar a planta até que as folhas morram ( + ou – 3 meses). Porque assim o bulbo consegue armazenar nutrientes para próxima floração. Somente após esse período e que podemos tirar o bulbo da terra: limpar e guardar na geladeira enrolado em um papel toalha. Mas não deve ser guardado com as frutas e verduras (devido o agrotóxico desses alimentos). Sem esse processo não haverá próxima floração porque o bulbo estaria “desnutrido”.

    Katia disse:

    Bom dia,

    Eu limpei os bulbos e coloquei na geladeira em plastico como indicado. Teoricamente 6 meses completariam em março, mas em dezembro eles brotaram e agora estou com brotos de 20 a 30 cm dentro da minha geladeira no meio do verão. Alguém pode me dar uma dica de como fazer para não perder as tulipas que estão brotando? Muito obrigada!!

    como devo molhar a planta e de quanto tempo disse:

    As tulipas sao lindas

    Renato C. Pereira disse:

    Prezados Senhores,
    Onde compro bolbos de boa procedência?
    Gostaria de tentar esta proeza.
    Espero retorno e demais recomendações que julguem necessárias.
    Atenciosamente,
    Renato.

    ivanete queiroz disse:

    amo flores,sou apaixonada por tulipas,apesar do cultivo ser dificil,gostei muito de saber como fazer,obrigado.eu cultivo em casa varias flores,as minhas preferidas sao as flores de maio e as orquideas.toda informaçaõ sobre elas sera bem vinda.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.