Tulipa

Plantas > Floríferas > Tulipa

A tulipa é uma planta da família das liláceas, e contém cerca de 100 espécies. Por isso é possível ver tulipas com folhas que apresentam vários formatos, e observar várias cores nessas plantas.

Embora sejam plantas de extrema beleza e sejam também bastante populares, são difíceis de cultivar e só se desenvolver plenamente em determinados tipos de clima e solo. Por isso é difícil encontrar plantações de tulipa, sendo que seus bulbos ou vasos com esta planta podem chegar a valores altíssimos.

Do centro da folhagem da tulipa se ergue uma haste que culmina em uma flor única, que apresenta apenas seis pétalas. As cores e formatos que a flor pode assumir variam, sendo que alguns cultivadores criam variedades híbridas de grande beleza, que apresentam flores com coloração mista ou matizada.

O bulbo desta planta apresenta alcaloides e cristais de oxalato de cálcio, substâncias que quando manipuladas liberam um pó capaz de provocar rinites, conjuntivites e inclusive ocasionar crises de asma.

Por isso esta planta não deve ser plantada por pessoas que possuam animais domésticos ou crianças que possam se sentir atraídas a manipular as tulipas, para evitar acidentes. Caso a planta seja cultivada mesmo assim, deve ser protegida por uma cerca ou outra estrutura que evite que crianças e animais cheguem perto dela.

Essa planta é originária da Turquia (é considerada a flor nacional deste país), sendo introduzida na Europa em 1560. Desde então tem sido bastante cultivada em alguns países europeus como a Holanda.

Cultivo

As tulipas não se adaptam bem ao clima do Brasil, embora seja possível cultivar e manter plantações desta flor. No entanto para que isto aconteça é preciso simular no local de plantio as condições climáticas ideais para a tulipa.

Como são plantas que apresentam apenas uma floração (depois disso é preciso retirar o bulbo da terra e replantar), muitas optam por não criar tulipas devido ao cuidado constante que requerem.

O primeiro passo para cultivar a tulipa é comprar um bulbo. Caso opte por comprar um vaso de tulipas, deve escolher o vaso cujas plantas estão com o botão fechado.

O vaso deve ser mantido em local luminoso mas fresco, pois a planta não suporta vento forte e excesso de sol. Se o local for muito quente, é possível cobrir o substrato com pedras de gelo para aliviar o valor.

Quando as flores murcharem, basta retirar os bulbos do vaso e limpá-los de forma cuidadosa, e armazená-los em local fresco e limpo por um período de 3 meses. É de extrema importância não deixar que se molhem.

Depois deste período os bulbos podem ser replantados em outro vaso, que deve estar preparado com terra vegetal úmida. O vaso deve ser envolvido com plástico e levado à geladeira por meio ano.

Depois deste período o vaso deve voltar para a geladeira, e permanecer por 6 meses. Ao término deste período o vaso finalmente poderá ser colocado em um lugar iluminado, e as tulipas devem florescer por um período que varia entre 30 a 50 dias.

Como o processo inteiro é demorado e muito trabalhoso para render apenas alguns dias de flores, muitas pessoas optam por não cultivar a tulipa. No entanto ela é uma planta muito bonita e que pode ser utilizada para fins ornamentais, e pode ser bem compensador ter uma flor destas decorando o centro de um jardim ou um canto especial na sala.

16 comentários sobre “Tulipa”

  1. Moro no Sul e comprei uma tulipa mas as folhas estão amarelando. Oq eu tenho que fazer acho que elas estão morrendo eu até troquei de vazo pq as batatas estão mt por cima na areia. Peço ajuda pra ver oq posso fazer. Obrigada.

Deixe uma resposta