Tumbérgia

Características

O gênero Tumbérgia é composto por cerca de trezentas espécies de plantas trepadeiras, sendo as mais comumente encontradas a Thunbergia grandiflora (também conhecida como tumbérgia azul ou trepadeira azulzinha) e a Thunbergia erecta (conhecida com tumbérgia arbustiva ou ereta). Outras trepadeiras menos comuns desse gênero e que possuem similares características são a sapatinho de judia e a Suzana dos olhos negros (a trepadeira amarelinha).

É uma planta de origem afro-asiática e tropical, suas espécies possuem flores de diferentes cores entre si com a propriedade de atrair beija-flores e insetos. Ela se adapta muito bem ao clima brasileiro, o que garante um crescimento sem demasiados problemas até seu tamanho máximo de cerca de trinta metros (algumas espécies maiores chegam a 40, outras de crescimento mais lento não passam de 20).

A Tumbérgia possui folhas bem verdes geralmente ovaladas e um pouco cordiformes, graças ao seu crescimento vertical poder subir a mais de dois metros de altura e possuir belas flores é muito utilizada na criação de cercas vivas ou adorno de paredes externas.

Como Cuidar

Antes de plantar esta trepadeira, adube o solo com fertilizante orgânico para que ela tenha um bom crescimento. A cada alguns meses adicione mais um pouco de adubo químico de NPK equilibrado e lembre-se de sempre antes do início da primavera reforçar a dose de adubo no solo com mais adubo orgânico e fertilizante de fósforo, essa é uma planta que floresce o ano inteiro, porém se destaca na época primaveril, logo é bom que ela esteja bem nutrida para que aproveitemos seu ápice.

Adicionar também um pouco de areia grossa ao solo para facilitar a drenagem e assim evitar que ele fique por demais encharcado em épocas de chuva intensa.

A rega deve ser feita de modo a manter o solo sempre úmido, nunca encharcado. Com um fornecimento bom de água essa planta não terá problema mesmo nos climas mais quentes. Por ser uma planta tropical, ela não tem nenhum problema com o sol e pode ser criada sem nenhuma proteção, apenas garanta que ela não fique ressecada por falta d’água.

Durante o início do crescimento da planta pode ser necessário ajudá-la a enroscar-se pela grade ou cerca que ela deve acompanhar durante o crescimento, porém após algum tempo quando ela já estiver bem agarrada a sua guia, ela seguirá crescendo sobre a mesma sozinha.

8 comentários em “Tumbérgia”

Deixe uma resposta