Unha de Gato

Características

No Brasil existem duas trepadeiras que são conhecidas popularmente como unha de gato, o que pode gerar um pouco de confusão, uma vez que a planta de nome científico “Uncária tomentosa” é uma trepadeira de folhas maiores e mais escuras que é comumente utilizada para a produção de remédios naturais, já a “Ficus pumila” é uma trepadeira de folhas bem pequenas e mais claras, possuidoras de um formato redondo e extremamente comuns, muito utilizadas para cobrir muros de casas.

Uncária tomentosa (ou Unha de Gato medicinal)

Características

Muito utilizada no Peru, esta planta possui uma forte ação anti-inflamatória e reguladora do sistema imunológico, o que leva ela a ser indicada para auxiliar o tratamento de algumas doenças musculares, ou em combinação com o uxi amarelo no chá conhecido como “Uxi Amarelo e Unha de Gato” é utilizado para controlar alguns problemas provenientes da menstruação.

Deve-se lembrar sempre que plantas medicinais não devem ser utilizadas sem a orientação médica, pois mesmo os ditos remédios naturais possuem contraindicações e não fazem o mesmo efeito em todas as pessoas. Por exemplo, a unha de gato é conhecida por estimular o sistema imunológico de forma que pode causar problemas em mulheres grávidas.

Temos que observar também o fato de existir duas plantas no Brasil conhecidas como unha de gato, deve-se prestar muita atenção para não cometer enganos, uma vez que a ingestão da planta errada pode gerar consequências muito sérias.

Foto

Folha de unha de gato

Unha de Gato

Ficus pumila ou Herinha

Características

Esta é uma planta muito comumente utilizada no paisagismo urbano devido ao fato de aderir bem em paredes, cobrindo toda a área e dando um bom aspecto à construção.

Possuidora de folhas pequenas e claras, não devemos confundir essa unha de gato com a versão medicinal, a ingestão desta espécie é muito perigoso para a saúde.

Fotos

Foto de Unha de Gato

Planta Unha de Gato

Cultivo

Ambas as plantas conhecidas como unha de gato podem ser cultivadas sem muita dificuldade no Brasil pelo fato de serem nativas do clima tropical. Bastando plantá-las em solo fértil e devidamente irrigado, em local de boa incidência de sol (não necessariamente durante todo o dia, porém durante no mínimo algumas horas, geralmente o muro onde a planta apoiara-se tapará a luz durante metade do dia) e próxima a algum apoio.

Seja mais cuidadoso com a rega durante o começo da vida da planta, época na qual ela é mais frágil e pode morrer com descuidos. Conforme o crescimento da trepadeira, controle seu tamanho com podas, uma vez que se atingir um porte muito grande, seu caule irá tornar-se grosso, lenhoso e com poucas folhas, piorando o aspecto da base do muro.

Fotos em "Unha de Gato":

    EDIMILSON disse:

    já plantei varias vezes a muda de unha de gato com o tempo ela começa secando a ponta da rama vai caindo a folha até morre;
    o que fazer para consegui pegar esta planta?

    unha de gato pode ser plantada em jardim de inverno disse:

    boa noite!gostaria de saber se unha de gato pode ser plantada em jardim de inverno e se dar muito insetos. E a trepadeira jade para ficar por cima com aqueles arranjos lindos caindo e como é a manutenção delas acho muito lindas esses tipos de planta muito Obrigada.

    MARIO SLIVAK disse:

    Srs., bom dia.
    Estou plantando unha de gato ( fícus pumila?) nos muros da minha casa eu tenho notado que elas tem dificuldade de se agarrarem à parede, mesmo elas sendo rebocadas com chapisco, portanto bem ásperas. Elas criam o ramo mas não se agarram à parede.
    Gostaria que me fossem respondido, caso seja possível, no meu e-mail
    Desde já fico agradecido.
    Abraços.
    Mário Slivak.

    carlos disse:

    A planta mostrada neste site não é medicinal e é tóxica e pode causar morte!

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.