Unha de Gato

Plantas > Trepadeiras > Unha de Gato

Características

No Brasil existem duas trepadeiras que são conhecidas popularmente como unha de gato, o que pode gerar um pouco de confusão, uma vez que a planta de nome científico “Uncária tomentosa” é uma trepadeira de folhas maiores e mais escuras que é comumente utilizada para a produção de remédios naturais, já a “Ficus pumila” é uma trepadeira de folhas bem pequenas e mais claras, possuidoras de um formato redondo e extremamente comuns, muito utilizadas para cobrir muros de casas.

Uncária tomentosa (ou Unha de Gato medicinal)

Características

Muito utilizada no Peru, esta planta possui uma forte ação anti-inflamatória e reguladora do sistema imunológico, o que leva ela a ser indicada para auxiliar o tratamento de algumas doenças musculares, ou em combinação com o uxi amarelo no chá conhecido como “Uxi Amarelo e Unha de Gato” é utilizado para controlar alguns problemas provenientes da menstruação.

Deve-se lembrar sempre que plantas medicinais não devem ser utilizadas sem a orientação médica, pois mesmo os ditos remédios naturais possuem contraindicações e não fazem o mesmo efeito em todas as pessoas. Por exemplo, a unha de gato é conhecida por estimular o sistema imunológico de forma que pode causar problemas em mulheres grávidas.

Temos que observar também o fato de existir duas plantas no Brasil conhecidas como unha de gato, deve-se prestar muita atenção para não cometer enganos, uma vez que a ingestão da planta errada pode gerar consequências muito sérias.

Ficus pumila ou Herinha

Características

Esta é uma planta muito comumente utilizada no paisagismo urbano devido ao fato de aderir bem em paredes, cobrindo toda a área e dando um bom aspecto à construção.

Possuidora de folhas pequenas e claras, não devemos confundir essa unha de gato com a versão medicinal, a ingestão desta espécie é muito perigoso para a saúde.

Cultivo

Ambas as plantas conhecidas como unha de gato podem ser cultivadas sem muita dificuldade no Brasil pelo fato de serem nativas do clima tropical. Bastando plantá-las em solo fértil e devidamente irrigado, em local de boa incidência de sol (não necessariamente durante todo o dia, porém durante no mínimo algumas horas, geralmente o muro onde a planta apoiara-se tapará a luz durante metade do dia) e próxima a algum apoio.

Seja mais cuidadoso com a rega durante o começo da vida da planta, época na qual ela é mais frágil e pode morrer com descuidos. Conforme o crescimento da trepadeira, controle seu tamanho com podas, uma vez que se atingir um porte muito grande, seu caule irá tornar-se grosso, lenhoso e com poucas folhas, piorando o aspecto da base do muro.

17 comentários em “Unha de Gato”

  1. Olá, queria tirar uma dúvida. Estou vendo alguns comentários que a planta afeta a estrutura do muro. Plantei recentemente mudas em minha casa porém o muro não tem reboco. Isso pode causar problemas na estrutura dele? não quero ter problemas futuros com vizinhos.
    Obrigada

  2. A planta conhecida como unha de gato muito comum aqui no RS, é uma planta de arbusto muito espinhenta encontrada nos matos e macegas e que possui uma florzinha amarela, o mel produzido através destas flores fica mais forte.

    Esta planta também tem as características medicinais?

  3. Ola! no meu caso, tem ocorrido o mesmo que com o Mario. Tenho plantado a unha de gato, no muro da minha casa, mais ela não tem se fixado tão bem. Existe alguma solução pra isso? o que posso fazer?
    Pois até mesmo, as que estao mais fixas, quando vão crescendo, tendem a soltar e cair. Por favor, se possivel tambem poderiam me responder no meu email. Des de já, mto obrigada!!’

Deixe uma resposta