Violeta

Plantas > Floríferas > Violeta

Características

Planta de folhas verde escuras carnudas e levemente arredondas, a violeta africana, graças ao seu fácil cultivo dentro de casa, é uma planta muito procurada para quem deseja fazer uma decoração simples, porém bonita.

É uma planta de baixo custo e que graças a presença de raízes pequenas pode ser mantida dentro de vasos baixos e simples, necessitando apenas que a boca deles seja larga suficiente para que as folhas e flores tenham espaço para crescerem.

Apresentam também pequenos “pelos” sobre as folhas e flores de cores muito variadas, o que complementa o caráter decorativo da planta.

Como Cuidar

Embora seja uma planta de fácil trato, existem alguns passos para garantir que ela cresça e floresça saudável:

  • Evite sol direto no período das 11 as 14 horas para que não queime as flores, porém é necessário à violeta uma boa luminosidade para que ela possa fluorecer, por isso aconselha-se que você posicione seu vaso de violetas em um lugar que pegue algumas horas do sol matinal.
  • Coloque água sempre que o solo estiver seco, nunca encharque para não auxiliar a proliferação de fungos, porém não deixe a planta ressecar.
  • Assim como na maioria das plantas ornamentais que dão muitas flores, é necessário que o solo possua fosforo (phosphorus) suficiente, logo não esqueça de adicionar um pouco de fertilizante com esse nutriente se você for transferir a planta para um vaso diferente do qual ela foi comprada. Lembre-se também de adicionar húmus e componentes que ajudem a saída do excesso d’água, como areia.
  • Remova sempre galhos mortos e limpe a planta sempre que perceber a presença de pragas. Violetas são muito acometidas por um inseto branco chamado Dactylopius coccus, ou cochonilha, limpar a planta frequentemente removendo esse inseto geralmente é o suficiente para livra-la da praga, por vezes pode ser necessário lavar a planta com chá de alamanda ou conseguir algumas joaninhas (predadores da cochonilha) para fazerem a limpeza.

54 comentários em “Violeta”

  1. tenho uma violeta faz 5 meses ela nascia muita folha e flores não nasciam comprei um fertilizante e terra vegetal transferi minha violeta para um vaso de barro, agora ela esta morrendo porque isso aconteceu? Sera que foi o fertilizante ou a troca de vaso??

Deixe uma resposta